Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    COMBATE ÀS FRAUDES: Força Tarefa descobre fraude em São Paulo

    O crime foi descoberto em março deste ano e gerou um prejuízo de R$ 82 mil aos cofres da Previdência

    há 6 anos

    Da Redação (Brasília) – A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou na manhã de hoje (17) operação para desarticular um grupo criminoso especializado em inserir dados falsos nos sistemas de informação do INSS e criar benefícios a pessoas que não tinham direito a eles. Após descoberto o esquema, servidores passaram a ser ameaçados para permitir a continuidade das fraudes.

    Durante a ação, chamada Operação Púnico, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Santo André. Todos os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal de Santo André.

    As investigações tiveram início em março deste ano, com a informação de que a chefe da agência da Previdência Social em Santo André (SP) estava sendo ameaçada após ter descoberto um esquema criminoso envolvendo um servidor lotado naquela mesma agência e de ter, em razão disso, cortado seu acesso aos sistemas de inserção de beneficiários. As ameaças haviam se iniciado no dia seguinte ao corte do acesso. Após algum tempo, o gerente-executivo também começou a receber ameaças por telefone. As ameaças de agressão e morte mencionavam familiares.

    A pedido da Polícia Federal, o INSS realizou uma breve varredura nas atividades do servidor, em razão da necessidade de ação rápida, tendo verificado 12 benefícios que ele havia processado. Dessa análise, 100% dos benefícios tinham indícios de fraude. A Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP), da Secretaria de Previdência, aprofundou a análise dos casos e verificou outras fraudes envolvendo o grupo investigado.

    Em ação simultânea, a Advocacia Geral da União (AGU) protocolará ação de improbidade administrativa e representará pelo bloqueio patrimonial em âmbito civil dos acusados.

    O prejuízo, identificado até o momento, é de R$ 82 mil. No entanto, o montante pode ser ainda maior devido à continuidade das investigações.

    Os acusados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas informatizados da União, estelionato contra a União, ameaça e organização criminosa, com penas que variam de 1 mês a 13 anos e 4 meses de prisão.

    Força-Tarefa Previdenciária – A parceria é integrada pela Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e atua no combate a crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a COINP é a área responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

    Informações para a imprensa

    Camilla Andrade

    (61) 2021-5109

    ascom.mps@previdência.gov.br

    Secretaria de Previdência

    • Publicações4944
    • Seguidores623298
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/combate-as-fraudes-forca-tarefa-descobre-fraude-em-sao-paulo/567488698

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)