Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    COMBATE ÀS FRAUDES: Operação no Mato Grosso prende mais duas pessoas que fraudavam o INSS

    há 15 anos

    De Cuiabá (MT) - Dois mandados de prisão e oito de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (20) nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande (MT) pela Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores do Ministério da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal. As duas pessoas detidas são cônjuges e acusadas de obtenção fraudulenta de auxílio-doença previdenciário e acidentário, aposentadoria por invalidez, amparo social à pessoa portadora de deficiência física e amparo social ao idoso. Levantamento preliminar aponta 35 benefícios com indícios de irregularidades e prejuízo estimado de R$ 600 mil.

    Dois médicos forneciam atestados ou laudos médicos irregulares a pessoas interessadas em obter benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que eram orientadas a simular problemas psicológicos ou ortopédicos durante a perícia médica, inclusive com o uso de muletas. Pessoas que nunca contribuíram com a Previdência Social ou que haviam perdido a qualidade de segurado, por falta de pagamento, eram orientadas a contribuir pelo tempo mínimo necessário para adquirir ou readquirir a qualidade de segurado e a carência necessária para solicitar o auxílio-doença.

    Para intermediar a obtenção dos benefícios, o grupo cobrava R$ 100,00 pela consulta e pelo fornecimento do atestado/laudo médico ideologicamente falso. Além disso, cobrava 20% da renda do benefício mensal. Membros do esquema acompanhavam as pessoas beneficiadas aos consultórios dos médicos envolvidos e à perícia médica do INSS.

    A Operação Bengala envolveu 50 policiais federais e seis servidores da Previdência Social. Resultou de denúncia anônima à Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários em Cuiabá (Deleprev) e de 10 meses de investigação pela Força-Tarefa Previdenciária. Com a operação de hoje sobe para 42 o número de prisões e para 60 o número de buscas e apreensões, apenas esta semana. Desde janeiro, chega a 103 o número de prisões e a 159 o número de buscas e apreensões.

    Informações para a Imprensa

    (61)

    ACS/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações327
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/combate-as-fraudes-operacao-no-mato-grosso-prende-mais-duas-pessoas-que-fraudavam-o-inss/1736489

    Informações relacionadas

    Operação Publicano: cinco são condenados à prisão por lavagem de dinheiro

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)