Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Começa o IV Encontro Nacional

    há 15 anos

    Cerca de 200 coordenadores de curso de Ciências Contábeis, conselheiros do CFC e representantes dos Conselhos Regionais participam, na manhã desta quinta-feira (12), do IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis.

    O presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Martonio Alves Coelho, fez o discurso de abertura. Segundo Martonio, "o Sistema CFC/CRCs tem a missão precípua de zelar pelo exercício legal da profissão contábil no território nacional. Sua longa experiência de fiscalização tem indicado que os desvios de procedimentos nas práticas contábeis decorrem, muito mais, do desconhecimento e da desinformação do profissional em julgamento, do que de eventual má intenção. Esta constatação aponta para a necessidade de ações preventivas, a exemplo do Programa de Educação Profissional Continuada, em que o CFC tanto se empenha, para conscientizar, atualizar e bem informar os seus profissionais", revela.

    Logo em seguida foi a vez da palestra Universidade - um espaço em construção: uma reflexão com Rubem Alves. O professor abordou o conceito Universidade como um espaço em construção. A rica programação do evento trará, durante todo o dia, palestras e painéis com temas importantes para os coordenadores de cursos, destaque para o painel Educação a distancia em Ciências Contábeis é viável?; Enade 2009 - curso de Ciências Contábeis; a importância da pesquisa na formação do aluno de Ciências Contábeis e o Uso das novas tecnologias no processo de aprendizagem à luz da gestão do conhecimento.

    Leia, na íntegra, o discurso do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional.

    Caros Mestres,

    Senhoras e Senhores:

    Experimentamos, já pela quarta vez, nestes últimos três anos, a honrosa satisfação de dar boas-vindas aos Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, do Brasil inteiro. Acolhemo-os, com fraterna distinção, para este Encontro de profissionais programado pelo Conselho Federal de Contabilidade, renovando hoje a absoluta confiança no êxito permanente dessa iniciativa.

    Trata-se de idéia, que se fazia um ideal já da Gestão anterior - quando fornecemos a base conceitual para o Programa e alimento-se à época, a convicção da importância de um alinhamento, em caráter sistemático e permanente, do Sistema CFC/CRCs com o universo acadêmico brasileiro.

    Como profissional atuante no meio universitário, a nossa Presidente teve a feliz oportunidade de assumir a Presidência do CFC apoiada por uma equipe de conselheiros educadores com boa experiência acadêmica. Empenhou-se então, em fazer o primeiro Encontro dos Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, naquele memorável mês de julho de 2006, reunindo 270 interessados pioneiros; os quais, muito provavelmente, na sua quase totalidade encontram-se hoje aqui entre os 252 participantes deste quarto Encontro.

    Como é sabido, o Sistema CFC/CRCs tem a missão precípua de zelar pelo exercício legal da profissão contábil no território nacional. Sua longa experiência de fiscalização tem indicado que os desvios de procedimentos nas práticas contábeis decorrem, muito mais, do desconhecimento e da desinformação do profissional em julgamento, do que de eventual má intenção. Esta constatação aponta para a necessidade de ações preventivas, a exemplo do Programa de Educação Profissional Continuada, em que o CFC tanto se empenha, para conscientizar, atualizar e bem informar os seus profissionais.

    No mesmo sentido, os encontros de trabalho para gerar idéias e idealizar ações, tal como esta efetiva parceria do CFC com os Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, já miram outras variáveis da questão. Trata, este profícuo fórum, primeiramente, de obter excelência na formação dos nossos profissionais, sem descurar, todavia, da continuidade do seu desenvolvimento, através de outras iniciativas.

    Enquanto isso, o Sistema CFC/CRCs não mede esforços, investindo de maneira consistente na qualificação do profissional contábil brasileiro. Como exemplo, temos inúmeros convênios para proporcionar oportunidade de ingresso dos técnicos de contabilidade no curso superior de ciências contábeis. Já no campo político, lutamos para a implantação do Exame de Suficiência - que entendemos instrumento dos mais válidos para defender o mercado de trabalho e, consequentemente, a Sociedade, da atuação de profissionais sem a devida qualificação técnica.

    Em última instância, busca-se, diuturnamente, um nivelamento por cima; para a oferta de um padrão de serviço contábil que seja compatível - na integridade de um território de dimensões continentais! - com o nível de desenvolvimento econômico alcançado pelo País. Sem, por outro lado, perder de vista o engajamento da Contabilidade Brasileira no concerto das nações evoluídas.

    Tendo a Universidade como parceira por excelência nas ações de criação e disseminação do conhecimento técnico-científico, o CFC interage, igualmente, com outras instituições interessadas na evolução das Ciências Contábeis, a exemplo da ANPCONT - FIPECAFI - Fundação Brasileira de Contabilidade.

    Entramos numa maratona sem trégua, correndo contra o tempo, num terreno em permanente mudança. No Conselho Federal de Contabilidade entendemos que, assegurar um serviço contábil à altura das atuais e crescentes demandas da Sociedade é batalha para gigantes. E, ainda, prever e prover as necessidades de formação das gerações futuras - que desejamos sempre melhor qualificadas que as antecessoras - não se fazem com ações pontuais e esporádicas. Daí a preocupação de implantar atividades como os Encontros de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis no calendário oficial de eventos do Sistema CFC/CRCs.

    A pauta deste Encontro que ora se inicia está repleta de instigantes temas da atualidade, todos do maior interesse de quantos se dedicam à nobre missão de formar bons profissionais. O conteúdo programático - a cargo de competentes especialistas - interessa a cada um e a todos nós, contadores e cidadãos conscientes. Enquanto damos, aqui, um testemunho da nossa dedicação à Classe Contábil - trabalhando para fortalecer e dignificar a nossa Profissão - estamos, ainda, contribuindo para o enriquecimento e divulgação das Ciências Contábeis.

    No próximo Encontro, que será o quinto de uma série que se espera longa, manda-nos dizer a nossa Presidente que se vê aqui, não mais na qualidade de promotora desse Evento; porém, na posição muito mais simpática de participante inscrita, para interagir, bem mais de perto, com cada um dos colegas professores e coordenadores de cursos de ciências contábeis, que prestigiam o ambiente com suas presenças e inteligências.

    Que Deus nos inspire a tirar o melhor proveito deste alvissareiro Encontro. Possamos permutar valiosas experiências e levar daqui um bom cabedal de "saberes", com a indispensável motivação para democratizarmos esses novos conhecimentos, em nossas respectivas bases. Finalizando, que o somatório de tantos esforços individuais, na sinergia de tão louvável ação coletiva, gere os benefícios sociais para validar a sua continuidade.

    MUITO OBRIGADO.

    • Publicações2812
    • Seguidores57
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comeca-o-iv-encontro-nacional/939348

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)