Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova desconto de energia elétrica para entidades beneficentes

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Carvalho: as medidas beneficiam instituições que prestam serviços importantes à sociedade. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou ontem proposta que garante desconto de 25% na tarifa de energia elétrica das entidades beneficentes de assistência social que atendam a usuários do Sistema único de Saúde (SUS) ou a idosos, pessoas com deficiência e crianças carentes. A medida está prevista no Projeto de Lei 1296/07 , do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

    O texto aprovado pelo colegiado é um substitutivo do relator, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), à proposta original. O primeiro texto previa desconto de 40% para qualquer entidade filantrópica certificada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Já o substitutivo diminui esse desconto para 25% e restringe o grupo de instituições que terão direito ao benefício.

    Outras condições

    Pela proposta, entre as entidades que prestam serviços de saúde, só receberão o desconto aquelas que atenderem a usuários do SUS em pelo menos 80% dos casos. Além disso, pelo menos 80% de suas receitas devem ser provenientes do SUS.

    No caso das instituições que prestam outros serviços, só caberá o desconto se elas atenderem somente a idosos, pessoas com deficiência e crianças sem renda ou capacidade de subsistência. Nesses casos, o atendimento deverá ser gratuito.

    Requisitos

    As instituições beneficiadas também deverão cumprir os mesmos requisitos previstos em lei (Lei 12.101/09 ) para isenção das contribuições à Seguridade Social. Entre eles, estão: aplicação de toda renda na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos institucionais; não distribuição de resultados e dividendos; e não remuneração de diretores, conselheiros ou sócios.

    Essas medidas, segundo Rogério Carvalho, beneficiam instituições que prestam serviços importantes à sociedade. Um possível aumento na tarifa para o usuário final será largamente compensado pela ampliação dos serviços da rede de proteção social atualmente oferecida, aproximando o nosso País do ideal princípio lógico de universalização dos serviços de seguridade social, assegurou.

    Tramitação

    A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    • Publicações97724
    • Seguidores268394
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-desconto-de-energia-eletrica-para-entidades-beneficentes/2853033

    Informações relacionadas

    Haas Advocacia , Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Pedido de Habilitação de Crédito em Recuperação Judicial

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 11 anos

    Comissão aprova desconto na conta de luz de entidades de assistência social

    Silas Ventura, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Nova lei confere desconto automático em conta de luz

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    A denúncia pode ser aditada a qualquer tempo?

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Novo Código de Processo Civil traz alterações sobre prova pericial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)