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18 de Maio de 2024
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    Comissão aprova proibição de motos em rodovias e vias rápidas

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Comissão de Viação e Transportes aprovou na última quarta-feira (12) proposta que proíbe o trânsito de motocicletas e motonetas com potência inferior a 125 cilindradas em rodovias e em vias federais de trânsito rápido -- nas quais a velocidade máxima é de 80km/h.

    O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), ao Projeto de Lei 4701/09 , do ex-deputado Waldir Neves (PSDB-MS), que muda o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

    A diferença do substitutivo para a proposta de Neves é que o projeto prevê que as motos sejam proibidas de trafegar não só nas vias rápidas, de até 80km/h, mas também nas chamadas vias arteriais, em que o limite é de 60km/h. Pela proposta original, essas motocicletas somente poderão circular em vias locais e coletoras, nas quais a velocidade máxima é de, respectivamente, 30km/h e 40km/h.

    Leal, no entanto, não vê problema no uso desses veículos nas vias urbanas. "Salvo melhor juízo, parece que as motocicletas e motonetas com potência inferior a 125 cilindradas poderiam circular, sem maiores problemas de segurança, na vias arteriais, coletoras e locais. Somente as vias de trânsito rápido é que teriam limite de velocidade incompatível com a sua potência", argumenta.

    O relator acrescenta também que, por coerência, o trânsito desses veículos também deveria ser proibido nas rodovias, o que o projeto original não determina. Além disso, Leal incluiu no texto as motonetas, em que se dirige sentado em vez de montado.

    Rápido crescimento

    Leal ressalta que o número de motocicletas em circulação tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, com reflexos importantes na segurança do trânsito. Ele afirma que, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota brasileira de motocicletas, que era de 7,99 milhões em dezembro de 2006, passou para 11,05 milhões em dezembro de 2008, um crescimento de pouco mais de 38% em apenas dois anos. No mesmo período, a frota de motonetas passou de cerca de 1,37 milhões de unidades para cerca de 1,95 milhões, um crescimento de pouco mais de 42%.

    O relator também destaca que, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Fabricantes de Autopeças, 16% das motos em circulação têm entre 50 e 100 cilindradas de potência, e 56% do total são modelos com motores entre 105 e 135 cilindradas. "Esses números nos mostram a relevância do segmento alvo desta proposição", afirma.

    O Projeto de Lei 4874/09, do ex-deputado José Edmar (PR-DF), que tramita apensado , foi rejeitado. A proposta obriga a implantação de pistas exclusivas para motocicletas nos trechos de rodovias federais que apresentem alto índice de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

    Tramitação

    O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-proibicao-de-motos-em-rodovias-e-vias-rapidas/1715946

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    6 Comentários

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    Proibir uma moto de 100 cilindradas andando na rodovia que o máximo de velocidade é 100 tá errado devia inventar uma lei para proibir quem dirige bêbado para não dirigir nunca mais e ser preso pegar prisão perpétua Porque que as coisas mais importantes ninguém olha por exemplo as rodovias cheia de buraco que causam acidentes iluminação que não temos queria pedir esse povo aí para olhar as coisas mais importantes em vez de proibir uma moto de 100 cilindradas andar na rodovia que o máximo de velocidade é 100 Km continuar lendo

    Incoerência, pois motos com 100 cilindradas apresentam desempenho suficiente e não interferem no fluxo ou constituem risco quanto os Caminhões Velhos que circulam até a 20km por hora e causam inumeros Acidentes;

    Vejo mais como alguma Lamentavel Articulação Comercial, envolvendo Política.e que prejudicará muitas pessoas; Que srva de lição aos Eleitores. continuar lendo

    Acho que motos com menos 100 cilindradas até da para entender que não circulem em rodovias o BR onde se anda a
    80 km ou mais.
    Agora motos que atingiam perfeitamente os 100 km ou até mais caso as de 125 cilindradas ou mais, essas não tem nenhum problema em transitar qualquer via, rodovia ou BR até porque o máximo de velocidade em Rodovias e BR é de 80 km até 120 km. Bom censo é bom deputados e Senadores. continuar lendo

    Eles com tantas coisas pra fazer vai encher no que não tem nada a ver ,os camiões velho polui do tudo etc continuar lendo

    Tenho uma moto 125 posso andr nas rodovias continuar lendo