Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova relatório da MP do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Foi aprovado nesta quarta-feira (19) o relatório do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) favorável à Medida Provisória 581/2012, sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). O relator acolheu 15 das 54 emendas propostas à medida.

    A MP institui políticas públicas de financiamento de projetos de investimento para tentar combater o desempenho insatisfatório da economia nacional, cujo índice de crescimento real estaria entre os mais baixos da América Latina. A medida cria dois tipos de despesa de natureza continuada: a concessão de subvenção econômica aos financiamentos concedidos pelo FCDO e a concessão de crédito pelo Tesouro Nacional à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, no montante de R$ 21,1 bilhões.

    Entre as mudanças propostas pelo relator, houve a inclusão do FDCO na Lei 12.712/2012, que trata do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A intenção é uniformizar o tratamento dado aos três fundos regionais de desenvolvimento.

    Outra mudança inserida no projeto de lei de conversão da MP 581/2012 foi a redução do del credere (remuneração devida à instituição financeira pela concessão de crédito) a que os bancos administradores do fundo têm direito quando assumem total ou parcialmente o risco operacional dos financiamentos. Atualmente, os bancos fazem jus a 6% ao ano quando assumem o risco integral e 3% quando o risco é compartilhado com o fundo.

    Em sua justificativa, Delcídio explicou que esses prêmios faziam sentido na década de 90, quando a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) variava de 10% a 14%. Hoje, com uma TJLP de apenas 5%, a redução é fundamental, uma vez que haveria ameaça de perda de patrimônio dos fundos, caso tenham de pagar aos bancos, pelo risco operacional, uma taxa maior do que a que recebem dos beneficiários do crédito como encargos financeiros. A solução foi diminuir o del credere a 3% tanto para o risco integral quanto para o parcial.

    • Publicações54073
    • Seguidores268528
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-relatorio-da-mp-do-fundo-de-desenvolvimento-do-centro-oeste/100254494

    Informações relacionadas

    Leite e Emerenciano Advogados, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Governo analisa propostas para alavancar fundos constitucionais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)