Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    COMISSÃO DA CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO ENTREGA DIPLOMA TIANA SENTO-SÉ

    A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entregou o diploma Tiana Sento-Sé nesta terça-feira (18/12) a dez pessoas físicas e jurídicas que prestam serviço no âmbito da infância e adolescência, indicadas por instituições públicas e privadas, em cerimônia realizada no Plenário do Palácio Tiradentes. Primeira vez que é oferecida, a premiação foi instituída pela Resolução 709 de 20 setembro de 2018, e deve acontecer todos os anos daqui em diante.

    Presidente da Comissão, a deputada Tia Ju (PRB) acredita que reconhecer o trabalho da sociedade civil engrandece a Alerj. “O terceira setor entra aí, e vem desempenhando esse papel através de projetos e ações. O governo precisa ter um olhar mais acentuado para esse tipo de assunto. Quando a gente começa a dar mais visibilidade a essas personalidades, quem ganha são as crianças e os adolescentes. Dessa forma, a gente começa apontar para o Executivo onde precisam ser fortalecidas as políticas públicas”, explicou a parlamentar.

    Assistência social

    André Rangel, psicólogo da ONG Contato e do Centro de Pesquisas e Ações Sociais e Culturais, além de ser membro atuante nos conselhos de direitos estadual e municipal pela causa das crianças e dos adolescentes, crê que a homenagem não seja apenas para ele ou para os outros nove escolhidos, mas sim o reconhecimento de um trabalho coletivo voltado para essa esfera. “A gente entende que estamos em um campo de garantia de direito das crianças e dos adolescentes. Compreendemos que esse campo só faz sentido se coletivamente conseguimos avanços e transformações sociais, de modo que a gente não tenha mais essa realidade triste, marcada na nossa História, de crianças que já nascerem em situação de violação e desigualdade”, explicou seu ponto de vista. André luta pela causa desde 1993, participando de projetos, programas e políticas públicas de assistência social voltados para a garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.

    Representando o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA), uma das instituições agraciadas com o prêmio, esteve também presente seu coordenador geral, Pedro Pereira, acompanhado da presidente, Maria América. “Nós acreditamos que o prêmio é uma homenagem e ao mesmo tempo um reconhecimento do trabalho do CEDECA, que sempre teve a preocupação em trabalhar articulado com instituições públicas e ONGs de direitos humanos. A Assembleia demonstra uma preocupação com o tema dos direitos das crianças e dos adolescentes ao dar esse diploma, reconhecendo instituições e pessoas que se destacam nesse quesito”, elogiou Pedro.

    Homenageados

    A cerimônia contou ainda com duas apresentações de dança executadas pelas crianças do grupo Bailare, pertencente à ONG Semente do Amanhã, localizada na Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste da capital. Sua coordenadora há mais de 30 anos, Selmirami Nascimento, conhecida como Tia Selminha, foi uma das escolhidas para ser homenageada. O jovem Daniel Wolf de 19 anos, que participa da organização desde os 9, declarou durante a cerimônia que um dos principais méritos da também fundadora é acreditar e investir no potencial das crianças, independente de sua origem humilde.

    Também estiveram na premiação como convidados a presidente da Fundação para Criança e Adolescente (FCA), Neusa Maria Jordão, a delegada titular da Delegacia da Criança, Adolescente e Idoso, Juliana Coutinho, o diretor-executivo da coordenadoria da infância, juventude e idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Romano e o juiz da 4º Vara da Infância, Juventude e Idoso da Comarca da capital, doutor Sérgio Luiz Souza, além dos premiados e dos representantes daqueles que não puderam comparecer. Confira todos os nomes agraciados com o diploma:

    Doutora Eufrásia Maria Souza das Virgens;

    Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA);

    Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica);

    Maria de Fátima Silva;

    Projeto Cultural Concerto Azul;

    Selmirami Nascimento (Tia Selminha);

    André Rangel de Oliveira Barbosa;

    Regina Coeli Calil Lustoza Leão;

    Hélio Torres (post mortem);

    Kátia Tavares Silveira Vásquez.


    Tiana Sento-Sé

    Tiana Sento-Sé também foi integrante da Secretaria Executiva do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, da Coordenação Colegiada do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual e da Rede ECPAT Brasil, coalizão de organizações da sociedade civil que trabalha para a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes, em quatro dimensões: prostituição, pornografia, tráfico e turismo para fins de exploração sexual.

    Tiana faleceu em setembro de 2015. A escolha de dar seu nome ao diploma se deu por ter dedicado sua vida à causa. Atuou na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Foi uma das idealizadoras e fundadoras da Escola Tia Ciata, a primeira voltada para a escolarização de crianças e adolescentes em situação de rua, além de ter participado ativamente do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e dos conselhos de Direitos da Criança e do Adolescentes nas três esferas.

    A família de Tiana também esteve no evento. A esposa de Tiana, Nancy Torres, demonstrou estar emocionada com a homenagem. “Eu só agradeço a Tia Ju por reconhecer o nome da Tiana. Eu espero que todas as pessoas que estão recebendo essa premiação tenham a mesma trajetória: a criança e o adolescente como focos principais das suas instituições”, afirmou. Também marcaram presença outros familiares da pedagoga, como os filhos e o cunhado.

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-da-crianca-adolescente-e-idoso-entrega-diploma-tiana-sento-se/660970251

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)