Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão da Verdade não poder gerar vitimização, diz pesquisadora

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Evelin Lindner sugeriu o acesso completo aos documentos que tratam do período ditatorial. A pesquisadora da Universidade norueguesa de Oslo Evelyn Lindner disse hoje que a Comissão da Verdade deve trabalhar para curar a humilhação sofrida durante os anos da ditadura sem gerar vitimização. Doutora em medicina e psicologia, Lindner tem várias pesquisas sobre humilhação, dignidade e direitos humanos e participou de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

    Pensando em como curar a humilhação, um extremo seria ignorar a questão [as torturas e crimes ocorridos] e o outro extremo seria o vício na vitimização. Esses são os dois extremos que temos de evitar, disse a pesquisadora.

    Acesso a documentos

    Segundo Evelin Lindner, o Brasil precisa seguir alguns passos para que a Comissão da Verdade fortaleça a consciência de dignidade humana em seus trabalhos. Ela sugeriu o acesso completo aos documentos que tratam do período ditatorial, além da construção de memoriais para não deixar cair no esquecimento o passado, mas sem criar revanchismo ou vitimização.

    Se a Comissão da Verdade usar a linguagem do combate e da humilhação, eles vão replicar o passado e criar novos ciclos de humilhação, disse a pacifista.

    O presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), disse que a análise da pesquisadora norueguesa salientou a necessidade de a Comissão da Verdade não ser um instrumento de vingança, mas de reencontro da população brasileira com aqueles que, no exercício do poder, exorbitaram de suas funções. O debate foi proposto pelo parlamentar.

    Dignidade igual

    A pesquisadora afirmou que o centro da mensagem dos direitos humanos é acabar com a ordem hierárquica e passar de uma dignidade desigual para uma dignidade igual. Ela citou como exemplo a atuação de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, na eliminação do Aparthaid com a união entre a maioria negra do país e a minoria branca.

    Quando falamos de direitos humanos fazemos as pessoas se sentirem humilhadas e precisamos guiar as pessoas no estilo Mandela, afirmou Evelin Linder. Ela falou que deve-se ter cuidado em trabalhar o sentimento de humilhação para que ele não gere vingança entre os povos.

    Perfil

    Evelyn Lindner e´ uma das mais importantes especialistas no tema da dignidade humana e da humilhação. Ela também é fundadora da organização Human Dignity and Humiliation Studies, um grupo de estudos acadêmico interdisciplinar para promover a dignidade e acabar com a humilhação.

    Pesquisadora da Universidade de Oslo desde 1997, ela atua tambe´m na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e na Maison des Sciences de lHomme, na França. E´ autora de quatro livros sobre o assunto, incluindo Fazendo inimigos: humilhação e conflito internacional, lançado em 2007 nos Estados Unidos e considerado pela revista Choice uma das mais importantes contribuições acadêmicas ao estudo dos Direitos Humanos.

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-da-verdade-nao-poder-gerar-vitimizacao-diz-pesquisadora/3142572

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)