Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Anistia recebe pedidos de prioridade de requerimentos até 20/3

    há 9 anos

    Brasília, 19/2/15 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (CA/MJ) está recadastrando os pedidos de prioridade na tramitação de requerimentos de anistia de todo o Brasil. Segundo portaria publicada nesta quarta-feira (18), todos os requerentes, ou seus representantes legais, com processos em tramitação, terão um prazo de 30 dias (até o 20 de março) para recadastrar seus pedidos de prioridade de tramitação.

    Segundo a portaria e a legislação vigente, quatro situações pessoais serão utilizadas como critérios para a concessão de prioridade na tramitação, a saber: 1) Desemprego; 2) Invalidez ou doença grave; 3) Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; e 4) Remuneração ou salário inferior a 5 (cinco) salários mínimos.

    O recadastramento deverá ser realizado pelo envio, ao endereço eletrônico recadanistia@mj.gov.br, de mensagem eletrônica com título “Recadastramento e Atualização” e anexos contendo arquivos eletrônicos de um formulário e de documentação comprovatória das situações pessoais declaradas. Quando o recadastramento for realizado por procurador, é necessário ainda anexar cópia da procuração ou outro instrumento de mandato.

    Além do e-mail acima, o formulário e a documentação comprobatória também podem ser encaminhados em formato impresso para: Comissão de Anistia do Ministério da Justiça – Recadastramento e Atualização / Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, Térreo T3 / Brasília – Distrito Federal – CEP: 70064-900.

    Prioridades

    Segundo o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, o recadastramento é fundamental para estabelecer as prioridades na análise dos cerca de 10 mil processos em tramitação no órgão. “Com as informações levantadas, poderemos identificar as maiores urgências, de acordo com os normativos vigentes, e atender esses casos de forma prioritária", afirma Abrão.

    Criada em 2001 para reparar moral e economicamente as vítimas de atos de exceção, arbítrio e violações aos direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é composta por 25 conselheiros, em sua maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários. Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

    Serviço:
    Recadastramento de pedido de prioridade de requerimentos de anistia
    Acesse o Formulário de Recadastramento e Atualização da Base de Dados
    Acesse a Portaria nº 4, de 12 de Fevereiro de 2015, no Diário Oficial da União: página 1 e página 2.


    Prazo: 20 de março de 2015
    Endereço para envio de requerimentos em arquivo eletrônico: recadanistia@mj.gov.br
    Endereço para envio de requerimentos em arquivo físico:
    Comissão de Anistia do Ministério da Justiça – Recadastramento e Atualização
    Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, Térreo T3



    Brasília – Distrito Federal – CEP: 70064-900.

    Ministério da Justiça

    facebook.com/JusticaGovBr

    flickr.com/JusticaGovbr
    www.justiça.gov.br
    imprensa@mj.gov.br



    (61) 2025-3135/3315

    • Publicações7213
    • Seguidores624041
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-anistia-recebe-pedidos-de-prioridade-de-requerimentos-ate-20-3/308533782

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)