Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Assuntos Municipais visita Unidades de Conservação no Sul do Amazonas

    Texto: Assessoria do Deputado

    Os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), representantes do Sindicato Rural do Sul do Amazonas (Sindisul), a Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Comam/Aleam), Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) começaram nesta quarta-feira (26) a visita ao perímetro das Unidades de Conservação no Sul do Amazonas, paraevidenciar a ocupação humana anterior à criação das reservas.A visita dos especialistas se estenderá até a quinta-feira (27).

    A decisão aconteceu durante reunião técnica, realizada na manhã desta quarta-feira (26), no seio da Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial da Aleam, presidida pelo deputado Platiny Soares (DEM). O encontro foi o último antes da definição política acerca do tema, que deverá acontecer em Brasília, no dia 03 de maio,

    “Esse é um passo crucial para darmos fim ao impasse. Esperamos que todos os anseios sejam atendidos e que possamos garantir, não só a sobrevivência econômica das famílias afetadas, mas a proteção da nossa fauna e flora”, ressaltou Platiny Soares.

    Os atos

    Em 11 de maio de 2015, no Diário Oficial da União a então presidente Dilma Rousseff, editou uma série de Decretos que criaram as áreas de Proteção Ambiental Campos de Manicoré, a Reserva Biológica Manicoré, o Parque Nacional do Acari e as Florestas Nacionais (Flona) do Aripuanã e de Urupadi, além da ampliação da Flona Amanã. Todas elas ficam no Amazonas e, juntas, ocupam área maior do que estado de Alagoas.

    “Tomemos o exemplo de Apuí. Este município possui 54.956 km². As áreas de Conservação criadas entre 2002 e 2006 abrangem parte do PARNA Juruena, FLONA Jatuarana, Projeto de Assentamento Extrativista Aripuanã-Guariba, totalizando 42.285 km². Em percentual, essa área já abrangia 76,9% do território de Apuí. Com as novas criações, as UC’s FLONA Aripuanã e PARNA Acari, juntas passam a 2.382 km². Somando com as já existentes, o total do Município de Apuí constituído por Unidades de Conservação é de 44.667,67 km², o que abrange 81,2% do Território Municipal”, afirmou Platiny Soares em moção de repúdio enviada ao Congresso Nacional.

    Gabinete do Deputado Platiny Soares (DEM)

    Gabinete — (92) 3183-4377

    Sergio Souza — (92) 99116-7551

    Joelma Muniz — (92) 99395-5704

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-assuntos-municipais-visita-unidades-de-conservacao-no-sul-do-amazonas/451763060

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)