Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Economia aprova realização de três audiências públicas

    A Comissão de Economia Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), aprovou na manhã desta quarta-feira (18), durante reunião ordinária, a realização de três audiências públicas sobre temas diversos. Os parlamentares discutiram, ainda, no período dos assuntos gerais, os efeitos crise da Cotrijuí, a falta de recursos para as regiões ao sul do estado, atingidas pela seca e o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, recentemente realizado naquela cidade.

    AudiênciasO primeiro pedido de audiência pública foi apresentado pelo deputado Nelsinho Lula Metalúrgico (PT) para debater o Turismo na Tríplice fronteira (Brasil, Uruguai e Argentina) e o corredor biológico trinacional como ferramenta de desenvolvimento e integração regional. A segunda audiência aprovada abordará o processo de remoção das famílias no entorno da Nova Ponte do Guaíba. O local escolhido para o encontro será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, bairro Humaitá, Porto Alegre, sem dada agendada. A última solicitação aprovada foi requerida pelo deputado Adilson Troca para tratar da busca por soluções para os litígios oriundos da ocupação de áreas da União junto às áreas de domínio e servidão de passagem da concessionária do Sistema Ferroviário do Sul (Rumo Logística), bem como das áreas da União vinculadas à concessão Estadual dos Portos de Rio Grande e Pelotas, administrada pela Superintendência do Porto do Rio Grande. A Câmara de Vereadores de Rio Grande deverá sediar o encontro.

    Assuntos gerais O deputado Aloísio Classmann (PTB) abriu o período destinados aos assuntos gerais com o tema da crise da Cotrijuí. Conforme o deputado, a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijuí), considerada uma das maiores da América Latina, está em processo de liquidação judicial e acumula uma dívida de aproximadamente R$ 1,8 bilhão. O parlamentar quer priorizar os produtores rurais e os funcionários da Cooperativa no ressarcimento de seus débitos. Classmann mencionou algumas ações a serem adotadas pela Frente Parlamentar em defesa dos produtores rurais e dos 1,1 mil funcionários, recentemente formada. “Estamos levantando a nossa voz em defesa de milhares de agricultores que têm créditos a receber da cooperativa e que estão em uma situação lamentável”, disse. O assunto motivou manifestações de concordância dos deputados Zé Nunes (PT), Fábio Branco (PMDB) e Sérgio Turra (PP).

    Por sua vez, o deputado Zé Nunes disse lamentar profundamente a surdez e a “mudez” dos governos estadual e federal em relação aos problemas a seca das regiões ao sul do estado e, recentemente, em razão da queda de granizo em alguns municípios da mesma região. “É uma vergonha, uma irresponsabilidade, uma incompetência. Os municípios decretaram estado de emergência; os prejuízos são elevadíssimos e nada foi feito, tanto pelo governo estadual e pelo governo federal”, declarou.

    O deputado Fábio Branco respondeu que o governo Sartori não seria responsável em prometer aquilo que não pode fazer. Ele culpou o governo Tarso pelo agravamento da crise financeira do Rio Grande do Sul (RS). Segundo ele, “gastando sem responsabilidade”. Já o deputado Nelsinho Lula Metalúrgico disse que o momento é dramático para as famílias de produtores rurais da região sul. “Eles perderam quase tudo. Estão em situação de desespero”, atesta. “Não podemos nos conformar com o discurso do governo Sartori que teve todo o tempo do mundo para mudar a situação financeira do RS. Queremos que o governo dê respostas ao desespero dos produtores”, finalizou.

    TurismoO deputado Sérgio Turra sugeriu que a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo remetesse aos promotores do Fórum Gramado de Estudos Turísticos ofício reconhecendo o valor das atividades realizadas durante o evento. O Fórum aconteceu em Gramado, nos dias 12, 13 e 14 de abril. Segundo Turra, o evento se propôs a trabalhar o turismo como ciência sustentável em diversos destinos ao oferecer conhecimento acadêmico e prático aos empreendedores do turismo. O presidente do Colegiado aceitou a sugestão do parlamentar progressista e falou sobre a representação da Comissão de Economia no evento e a parceria com a Associação Brasileira de Turismólogos e profissionais do Turismo (ABBTUR).

    ParticipaçãoParticiparam da reunião a deputada Any Ortiz (PPS), e os deputados Adilson Troca (PSDB), presidente, Aloísio Classmann (PTB), Eduardo Loureiro (PDT), Fabio Branco (PMDB), João Fischer (PP), Nelsinho Lula Metalúrgico (PT), Sérgio Turra (PP) e Zé Nunes.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-economia-aprova-realizacao-de-tres-audiencias-publicas/568048878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)