Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Educação manteve foco em questões nas esferas nacional e estadual

    Ao longo do ano de 2017, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, conduzida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), presidente, promoveu debates a respeito de temas importantes da educação e da cultura, atenta a questões atuais na esfera nacional e estadual.

    Estiveram na pauta dos encontros, a nova versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentada este ano pelo MEC, e a Reforma do Ensino Médio, sancionada em 2017. Os documentos definem normativas referentes aos conteúdos e às competências essenciais para estudantes brasileiros, tanto em escolas da rede pública quanto privada, sendo tema de diversas audiências da comissão, quando foram discutidos seus mais diversos aspectos e suas influências no ensino.

    Outro tema relacionado à BNCC em debate pelos parlamentares foi a pluralidade de línguas estrangeiras no ensino nacional, buscando ampliar a oferta de ensino linguístico para além da língua inglesa. Como resultado dos encontros, foi elaborado e enviado para o Conselho Nacional de Educação (CNE) um documento em apoio à pluralidade linguística nas escolas. Conforme entendimento da comissão, a adoção de apenas uma língua pode ser vista como contraditória, considerando o grande número de etnias e culturas que formaram a população brasileira.

    No âmbito estadual, a implementação do Plano Estadual de Educação, aprovado pelos parlamentares gaúchos em 2015, a partir de iniciativa desta Comissão, também foi pauta de encontros e audiências, tanto com a Secretaria Estadual de Educação quanto com o Conselho Estadual de Educação, responsável pela supervisão do ensino gaúcho.

    Reformas e melhorias nas escolas gaúchas foram acompanhadas pelos parlamentares, buscando, ao lado do governo, qualificar a infraestrutura oferecida aos alunos da rede pública estadual, influenciando diretamente na qualidade do ensino oferecido pelas instituições. O espaço da comissão igualmente esteve à disposição de professores, pais, alunos, membros do Executivo e de conselhos deliberativos, que trouxeram pautas pontuais a serem trabalhadas junto ao Executivo.

    O órgão técnico realizou, ainda, audiências públicas externas, visando debater políticas públicas à educação e à cultura no Estado – destaca-se a audiência pública realizada durante a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, maior evento literário do Brasil, realizada em outubro de 2017.

    Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Gilberto Capoani, o envolvimento dos parlamentares com temas da área é essencial para que as melhorias que influenciarão diretamente o dia a dia das comunidades escolares e dos alunos sejam amplamente debatidas. “A pluralidade de perspectivas e o debate entre comunidade escolar, Legislativo e Executivo é essencial para que a educação brasileira continue avançando, garantindo que as medidas sejam adotadas em sintonia com as transformações do mundo”, destaca o deputado.

    Em 2017 a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), realizou 18 reuniões ordinárias e seis audiências públicas.

    Entre os assuntos tratados pelas audiências estão: os projetos de lei que tratam a respeito da Língua Brasileira de Sinais (Líbras), requerida pelo deputado Vinícius Ribeiro (PDT); obesidade na infância e adolescência, solicitada pelo deputado Maurício Dziedrick (PTB); o uso e o tombamento do Condomínio Cênico do Hospital Psiquiátrico São Pedro, a pedido da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB); recursos à retomada das obras no campus central da UERGS em Porto Alegre, solicitada pelo deputado Juliano Roso (PCdoB); a pendência de processos de alteração de nível do quadro de carreira do magistério gaúcho, a pedido do deputado Aloísio Classmann (PTB) e a importância da Jornada de Literatura de Passo Fundo para a cultura do Rio Grande, requerida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB).

    Ainda, em reuniões ordinárias, o colegiado debateu o fechamento de escolas públicas; os objetivos da gestão da secretária de Educação de Porto Alegre; a pluralidade de línguas estrangeiras na BNCC; recursos para o Conselho de Educação; demandas da Uergs, a implantação do curso de Direito na Unipampa em São Borja e as isenções fiscais às escolas filantrópicas e recursos para obras de melhorias das escolas da rede pública gaúcha.

    A Comissão de Educação aprovou o parecer favorável do deputado Catarina Paladini (PSB) ao PL 132/2015, do deputado Gabriel Souza (PMDB), que institui a “Escola Amiga dos Animais”.

    Integrantes Integram a Comissão de Educação, como titulares, as deputadas Juliana Brizola (PDT), Miriam Marroni (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Gilberto Capoani (PMDB), presidente; Álvaro Boéssio (PMDB), vice-presidente; Adão Villaverde (PT), Catarina Paladini (PSB), Edu Olivera (PSD), Gerson Borba (PP), Gerson Burmann (PDT), Ibsen Pinheiro (PMDB) e Marcelo Moraes (PTB).

    A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realiza reuniões ordinárias às terças-feiras, a partir das 9 horas. O encontro acontece na Sala Prof. Salzano Vieira da Cunha - 3º andar do Palácio Farroupilha.
    Telefones: (051) 3210.2642 – 3210-2096 - e-mail: cecdct@al.rs.gov.br .

    *Com informações de Daniel Dalpizzollo

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-educacao-manteve-foco-em-questoes-nas-esferas-nacional-e-estadual/538869179

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)