Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Saúde realiza audiência pelo Hospital Regional em Gravataí

    A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizou audiência pública na noite desta segunda-feira (02) em Gravataí sobre a implantação do Hospital Público Regional do Vale do Gravataí. A pauta foi sugerida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Nadir Rocha (PMDB), com a aprovação dos demais vereadores. Com as dependências do Legislativo lotadas, deputados, prefeitos, líderes comunitários e representantes de entidades de classe deram uma demonstração de força ao pedir que o governo do Estado retire da Assembleia o Projeto de Lei 205/13, que retira Gravataí como sede do futuro Hospital Regional.

    Na sessão presidida pelo deputado Adilson Troca, a manifestação dos presentes reforçou o que os prefeitos da gestão anterior (2009 a 2012) já haviam decidido, de que Gravataí é, tecnicamente, a melhor localização. “Foi uma grande audiência. Ouvimos as lideranças e a comunidade regional. O Hospital precisa ficar em Gravataí. Seria um retrocesso prejudicial à saúde mudar agora a localização. A Comissão de Saúde vai trabalhar para garantir que a vontade da população e os aspectos técnicos que já foram cumpridos sejam respeitados”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

    O vereador Nadir Rocha salientou a presença de toda a sociedade organizada. “A realização desta audiência foi uma decisão de todos os vereadores desta Casa. Um dia histórico, nos 250 anos de Gravataí e nos 133 anos do Legislativo local, numa luta dos cidadãos, um movimento popular”.

    O prefeito Marco Alba reforçou a importância de instalação do Regional em Gravataí, destacando o papel do vereador Carlito Nicolait (PT) na coordenação do comitê de instalação do hospital, reiterando a importância da sensibilização do governador Tarso para que mantenha a decisão dos prefeitos do mandato anterior, que se decidiram por Gravataí. “Esta retomada de mobilização vai ao encontro do governo da prefeita Rita Sanco, do ex-prefeito Alex Borba, de Viamão, do ex-prefeito Carlos Brum, de Alvorada. O prefeito Renato Raupp, de Glorinha, participou praticamente de todas as decisões. Portanto, é uma luta iniciada por outros gestores e queremos que seja mantida”, afirmou o prefeito. Sobre a alegação de que seria por problema de terreno, o prefeito disse que “a menos que não tenha sido devidamente informado ao governador, porque Gravataí ofereceu uma área a 300 metros da BR-290, além de outro espaço próximo da ERS-118. Logo, a área não pode ser o motivo para esta decisão”.

    O vereador Carlito Nicolait (PT), coordenador do Comitê de Trabalho do Hospital Regional, lembrou que foram realizadas 54 reuniões. “Discutimos esse projeto com mais de quatro mil pessoas. Muitos atores participaram desse debate e todos apontavam a localização para Gravataí. Tudo o que foi construído até agora tem de ser respeitado. Que seja efetivado e posto em prática. Me dirijo ao plenário e que o eco das nossas manifestações chegue ao governador”.

    Para o secretário de Saúde de Gravataí, Jones Martins, foi um dia histórico. “A Portaria 1.101 do Ministério da Saúde estabelece parâmetros entre 2,7 a 3 leitos por mil habitantes. Gravataí tem 0,7. Precisamos de leito hospitalar. Hoje, aqui, é um grande momento para mudarmos essa situação. É a reunião mais representativa, a mais importante politicamente que fizemos nos últimos anos. Eu que trabalhei no Ministério da Saúde, sei que este nosso projeto é diferenciado, porque tem consistência”, disse Jones.

    Também estiveram presentes o vice-prefeito Francisco Pinho; secretários municipais; vereadores de municípios da região; o vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes; o vice-prefeito de Glorinha, Leopoldo Feio; e os deputados Jurandir Maciel (PTB) e Gilberto Capoani (PMDB) e Miki Breier (PSB); presidentes de entidades empresariais e de clubes de serviços.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-saude-realiza-audiencia-pelo-hospital-regional-em-gravatai/100670801

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)