Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    COMISSÃO DO CUMPRA-SE ANUNCIA MEDIDAS DE APOIO AOS MATA-MOSQUITOS

    A regulamentação da carreira e o piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias foram temas de discussão de uma audiência pública realizada, nesta segunda-feira (30/06), na Comissão pelo Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A principal demanda do Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias e Saúde Preventiva no Rio (Sintsáude/RJ) foi com relação ao descumprimento da Lei Federal 11.350/06, que veda a contratação temporária ou terceirizada dos trabalhadores. Eles agora querem realizar um esforço para que o mesmo não aconteça com a lei do piso nacional (12.994/14), sancionada há duas semanas.

    Para impulsionar ambas as legislações, foram firmados três compromissos: enviar ofícios com cópia das normas a todas as prefeituras do Estado, para que fiquem cientes da fiscalização pelo Parlamento fluminense; agendar uma audiência com o Ministério Público do Estado do Rio para orientar o procedimento unificado e condizente com as leis nacionais; e negociar a elaboração de outro comunicado sobre a existência das leis pelo Ministério da Saúde, atrelando seu cumprimento ao repasse de recursos federais.

    O presidente da comissão, deputado Carlos Minc (PT), ressaltou que as ações estabelecidas auxiliam a formação de uma educação sanitária no Rio e uma cultura de prevenção de endemias. Com essa aliança com o Sintsaúde/RJ e com os agentes, a comissão entra de cabeça na questão da prevenção da dengue e na defesa da saúde do nosso estado, afirma o parlamentar.

    Diretor do Sintsaúde/RJ, Luciano Guimarães trouxe a experiência de Duque de Caxias para fundamentar a discussão. Lá, o movimento conseguiu que o prefeito Alexandre Cardoso se comprometesse com a efetivação dos profissionais que já trabalham em regime de contrato. Além disso, recebeu a promessa de equiparação do salário local com o piso nacional. Ele exaltou a importância do trabalho dos agentes. Essas pessoas são extremamente valiosas para nós, se hoje nós estamos saudáveis é por causa do cuidado desses profissionais, ressalta.

    Outro ponto levantado no encontro foi a criação de um piso estadual para a categoria. Sebastião Berriel, primeiro secretário do Sintsaúde/RJ, explicou que alguns municípios do estado já têm vencimentos maiores do que o valor definido pela lei federal, de R$ 1.064, e que seria importante discutir a questão no estado. A ideia do piso estadual visa melhorar ainda mais o salário e as condições de trabalho dos agentes, avalia. Os agentes presentes defenderam ainda a criação do adicional de insalubridade e periculosidade em seus contracheques.

    (Texto Thais Barcellos)

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-do-cumpra-se-anuncia-medidas-de-apoio-aos-mata-mosquitos/125551211

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)