Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão Geral debaterá rebaixamento de grau de investimento no Brasil

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O Plenário da Câmara dos Deputados será transformado em Comissão Geral na próxima quarta-feira (13) para tratar do rebaixamento e a perda de Selo de Bom Pagador do Brasil pelas Agências de Investimentos Internacionais”.

    O autor do requerimento para a realização da comissão geral, deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), explicou que vai ser a primeira vez que os deputados terão oportunidade de se reunir com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para ouvir quais providências serão tomadas pelo governo para driblar a crise econômica e retomar o crescimento da economia.

    Para Sóstenes Cavalcante, é pouco provável que o Congresso aprove a volta da CPMF e, por isso, o governo vai precisar colocar em prática medidas de redução de gastos para que novas "pedaladas fiscais" não voltem a acontecer.

    O deputado lembrou que o Orçamento de 2016 já conta com os valores provenientes da CPMF, então é preciso saber como o Ministério da Fazenda vai trabalhar com a falta desses recursos. "A comissão geral visa única e exclusivamente ouvir dele as explicações para a retomada do crescimento econômico do País. Um balanço de como está a situação econômica e fiscal do País nesse momento e os rumos que ele pretende dar para os próximos meses e anos, caso o governo Dilma continue", explicou Cavalcante.

    Grau de investimento
    O grau de investimento é uma condição atribuída por agências internacionais de classificação de risco a papéis, empresas ou países para definir que se trata de um investimento seguro - ou seja, com baixo risco de calote.

    As três agências risco de maior visibilidade no mundo são a Standard & Poor's, a Moody's e a Fitch Ratings. O Brasil perdeu o título de bom pagador nas três. Na prática, essa retirada significa que o País pode não honrar dívidas no mercado financeiro, o que o torna pouco atraente para investimentos internacionais.

    As agências de risco alegam que o país apresenta um cenário de baixo crescimento para os próximos anos, com o endividamento do governo podendo superar 80% do Produto Interno Bruto.

    Reportagem - Karla Alessandra
    Edição – Mônica Thaty

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-geral-debatera-rebaixamento-de-grau-de-investimento-no-brasil/321835908

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)