Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão rejeita criação de aterro sanitário em imóvel da União no Rio

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Oziel Oliveira: imóvel está localizado em área de proteção ambiental. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou na quarta-feira (25) proposta de criação de um aterro sanitário em uma área da União localizada no bairro de Gericinó, na cidade do Rio de Janeiro. A criação do aterro está prevista no Projeto de Lei 62/11 , do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).

    O relator da proposta, deputado Oziel Oliveira (PDT-BA), recomendou a rejeição da medida e obteve apoio da maioria da comissão. Oliveira explicou que a proposta altera a destinação de uso da área denominada oficialmente Campo de Instrução de Gericinó (CIG), de uso privativo do Exército brasileiro, para transformação em aterro sanitário. A área é o único campo de instrução da região.

    Otavio Leite argumentou, como justificativa do projeto, que a área está desocupada há anos.

    Proteção ambiental

    O relator destacou ainda que o CIG está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Gericinó-Mendanha. Em qualquer APA, devem ser tomados como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, o que, em regra, é incompatível com a implantação de local para destinação final de resíduos sólidos, afirmou.

    O relator lembrou também que a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10 ) estabelece que as áreas mais indicadas para a implantação de aterros sanitários devem ser definidas por meio de plano estadual de resíduos sólidos e de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, e não pela União.

    Tramitação

    A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-62/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-rejeita-criacao-de-aterro-sanitario-em-imovel-da-uniao-no-rio/3101299

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)