Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Comitê Estadual de Saúde do CNJ faz reunião em Pernambuco

    há 5 anos

    Recife – Tendo entre seus integrantes o defensor público federal Pedro de Paula Lopes Almeida, que atua na Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, o Comitê Estadual de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reuniu, na quarta-feira (14), na sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). O colegiado discutiu seu estatuto, possíveis debates e debatedores para o curso de capacitação de magistrados da Esmape e enunciados que serão apresentados na III Jornada de Saúde do CNJ.

    Os enunciados propostos serão levados para a III Jornada de Saúde do CNJ, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de março em São Paulo, pelo desembargador Evandro Melo, presidente do colegiado no estado. A Jornada é um evento onde são debatidos os problemas inerentes à judicialização da saúde no país, além de produzir, aprovar e divulgar enunciados sobre o direito à saúde, que servem para subsidiar a tomada de decisão de magistrados em processos judiciais com essa temática.

    Comitê

    O Comitê de Saúde do CNJ em Pernambuco foi instalado em julho de 2017, em cumprimento à resolução 238/2016 do Conselho. A resolução destaca em seu artigo 1º que “os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais criarão no âmbito de sua jurisdição o Comitê Estadual de Saúde, com representação mínima de Magistrados de Primeiro ou Segundo Grau, Estadual e Federal, gestores da área da saúde (federal, estadual e municipal), e demais participantes do Sistema de Saúde (ANVISA, ANS, CONITEC, quando possível) e de Justiça (Ministério Público Federal e Estadual, Defensoria Pública, Advogados Públicos e um Advogado representante da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do respectivo Estado), bem como integrante do conselho estadual de saúde que represente os usuários do sistema público de saúde, e um representante dos usuário do sistema suplementar de saúde que deverá ser indicado pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor por intermédio dos Procons de cada estado”.

    A DPU no Recife passou a integrar o Comitê em agosto de 2018, com o defensor Pedro de Paula Lopes Almeida. Em Pernambuco, além da DPU, integram o colegiado representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE), da Advocacia-Geral da União (AGU), da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), da Academia Pernambucana de Medicina e da Secretaria Estadual de Saúde.

    ACG/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações141
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comite-estadual-de-saude-do-cnj-faz-reuniao-em-pernambuco/677061430

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)