Como é feito o cadastramento biométrico do eleitor
Desde o dia 1º de outubro, o cadastramento biométrico está disponível em todos os cartórios eleitorais de São Paulo. O eleitor que precisa tirar o título pela primeira vez ou a segunda via dele, ou ainda alterar alguma informação no cadastro, já faz também a sua identificação biométrica.
Como o agendamento é obrigatório, o eleitor deve comparecer ao cartório no horário marcado. O atendimento leva, em média, 15 minutos. Com um documento oficial, comprovante de endereço recente e título eleitoral (caso tenha) em mãos, o funcionário do cartório preenche o cadastro do eleitor no computador ou atualiza os dados fornecidos anteriormente. Depois disso o eleitor faz sua assinatura digital, é fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidas. O novo título é entregue na hora e vem com a informação “Identificação Biométrica” impressa. A foto não é utilizada no título, e aparece apenas no caderno de votação que o mesário usa no dia das eleições.
A princípio, a identificação biométrica só é utilizada nas eleições quando todo o eleitorado de um município já foi cadastrado no sistema, como é o caso de Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é cadastrar todo o eleitorado do Brasil até 2018.
A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Para fazer a identificação biométrica, o eleitor deve agendar o seu atendimento por meio do link Agendamento.
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