Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como e quando o Itamaraty discriminou Joaquim Barbosa

    Publicado por Espaço Vital
    há 11 anos

    Em entrevista ao jornal O Globo, em 28 de julho, Joaquim Barbosa acusou o Itamaraty de ser uma das instituições mais discriminatórias do Brasil. Disse que depois de passar nas provas escritas para a carreira diplomática, foi barrado por racismo nas provas orais. Ficou a dúvida: afinal, que provas orais eram essas?

    O jornalista Lauro Jardim (Veja) revelou em seu blog que, no exame psicotécnico, feito em 7 julho de 1980, a questão da cor, de fato, aparece. No relatório, o avaliador relata que Barbosa tem uma auto-imagem negativa, que pode parcialmente ter origem na sua condição de 'colored'.

    Mais: diz que suas atitudes eram "agudas demais" para alguém da carreira diplomática.

    Barbosa enfrentou ainda uma banca - com idiossincrasias - em que cinco diplomatas deram notas inclusive para a sua aparência - descrita como regular. Alguns desses diplomatas são atualmente embaixadores.

    A propósito, as provas orais no Itamaraty começaram a ser feitas no final dos anos 70 e foram extintas na década seguinte.

    Tinham como objetivo detectar subversivos e a condição sexual dos candidatos.

    Qual é o nome de sua namorada?, chegava a perguntar um dos psicólogos para, em seguida, mostrar ao candidato a ilustração de uma vagina e lhe perguntar "o que vê aqui". O relato é de um diplomata que fez o teste em 1981.

    O chanceler Antônio Patriota considerou a reclamação de Joaquim extemporânea. "O ministro Joaquim se refere a outra era no Itamaraty. Hoje o que existe é um esforço para corrigir esse legado da discriminação no Brasil.

    E o filho de Rodrigo Otávio Souza e Silva, diretor do serviço médico do Itamaraty à época em que Joaquim fez a prova, rebateu a acusação de racismo por parte da banca de examinadores. Posso afirmar que isso não ocorreu. Meu pai nunca na vida foi preconceituoso, afirmou Rodrigo Otávio Filho.

    Dados biográficos de Joaquim

    Ele nasceu em Paracatu (MG) em 7 de outubro de 1954. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram.

    Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, alcançou seu mestrado em Direito do Estado.

    Foi oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki (Finlândia). Foi nessa época que tentou ingressar na carreira diplomática. Inexitoso ali, conseguiu ser contratado como advogado do Serpro (1979-84).

    Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro licenciado em 2006.

    Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Foi indicado ministro do STF por Lula em 2003.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1567
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-e-quando-o-itamaraty-discriminou-joaquim-barbosa/100637202

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Peçahá 8 meses

    Manifestação - TST - Ação Honorários na Justiça do Trabalho - Airr - de Biotronik Comercial Medica

    Concurseira Determinada, Estudante de Direito
    Notíciashá 9 anos

    Juiz Federal mais jovem do país dá Dicas Especiais de Estudo

    Bruno Florentino, Feirante
    Artigoshá 9 anos

    Tipo e tipicidade, tipo objetivo e tipo subjetivo. Dolo e culpa

    Notíciashá 10 anos

    Joaquim Barbosa antecipa aposentadoria após quase 11 anos no STF

    Nathália Lemes, Advogado
    Artigosano passado

    Indulto 2022: Conheça as hipóteses da cabimento do indulto natalino de 2022.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)