Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Como foi participar do YouTube NextUp

O Posso Processar? foi o único canal jurídico participando do programa de aceleração oficial do YouTube.

Publicado por Pedro Saliba
há 4 anos

No começo de dezembro, participei do YouTube NextUp Conhecimento Criativo, um concurso promovido pelo YouTube e Google para canais com grande potencial de crescimento e contribuição para a plataforma.

Focado exclusivamente para conteúdo educacional, foram mais de 1800 inscrições e 13 criadoras e criadores de todo Brasil selecionados. Ficamos reunidos em um hotel no Rio de Janeiro e participamos de workshops avançados de produção audiovisual, conversando diretamente com a diretoria do YouTube no Brasil e desenvolvedores de UX da Google.

Eu já escrevi um texto sobre ter um canal jurídico e uma das vantagens que elenquei continua muito evidente: a plataforma te ajuda.

Além dessa semana, cada um dos 13 canais recebeu quase R$ 10 mil reais em equipamentos profissionais. Também teremos uma consultoria de canal especializada por pelo menos 6 meses para entender melhor nosso público e auxiliar na criação de novos produtos digitais. É uma ótima oportunidade para prospectar possíveis anunciantes interessados em um nicho altamente engajado e interessado pela área.

Meu canal foi o único voltado para conhecimento jurídico. É incrível ter a validação do YouTube para um trabalho que faço há mais de 3 anos: simplificar o direito para promover o exercício pleno da cidadania.

Não faço captação de clientela porque esse nunca foi meu objetivo. Além de violar o código de ética da advocacia, na verdade seria contraproducente, já que o Brasil inteiro assiste aos vídeos. Desde abril de 2016 acumulamos 43 mil inscrições, 2,2 milhões de visualizações, incontáveis curtidas, comentários e compartilhamentos.

Uma das coisas mais importantes foi o engajamento do YouTube em manter uma turma diversa em todos os aspectos. Em um país de maioria negra, com mulheres e LGBTQ+ produzindo informação relevante, não faz sentido colocar meia dúzia de homens cis brancos em posições de liderança. Essa é a regra há tempos e qualquer empresa que se diga "disruptiva" que mantenha esses padrões está falhando em sua própria composição.

Quando comecei a produzir os vídeos com um celular e tripé de camelô, recebi muitas críticas. A maioria das pessoas achava que era muito trabalho para pouco retorno. Hoje, 9 em cada 10 brasileiros e brasileiras usam o YouTube para aprender algo e tem o segundo share de vídeos do país, atrás apenas da TV Globo.

2020 virá com muitas novidades e maior qualidade técnica. Pretendo focar especialmente em explicar a Lei Geral de Proteção de Dados, além das eleições municipais que em breve estarão em pauta. Quero também fazer conteúdo voltado para colegas que também queiram divulgar conhecimento jurídico em vídeo -- nesse meio não existe concorrência, e sim parcerias. Pelo menos foi como cheguei até aqui.

  • Sobre o autorDireito digital ▴ Análise e proteção de dados
  • Publicações9
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações692
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-foi-participar-do-youtube-nextup/792277158

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Socorro, @pedrosaliba eu não sabia que você estava participando! Que SENSACIONAL!

Eu tinha visto rapidamente uma foto da Júlia Jaccoud, a Matemaníaca, e fiquei super feliz que ela estava nesse NextUp, mas não li mais nada sobre o programa.

Parabéns pela dedicação e pelo seu trabalho incrível!!! continuar lendo

Oi, Natália! Muito obrigado, fiquei muito feliz por estar representando os canais jurídicos no programa! Conheci a Ju nessa semana e adorei, já assisti a vários vídeos dela hahaha E sim, divulgaram pouco porque foi bem na semana de retrospectiva 2019, mas pelo que falaram ainda vão colocar mais nas redes. Agradeço pelo apoio!! :D continuar lendo

Parabéns Pedro! Você é fera mesmo! Eu nem fiquei sabendo deste evento... Um abraço! continuar lendo

Muito obrigado, Ricardo! O NextUp é para canais entre 10 e 100 mil inscritos, daí eles mandam e-mail pra quem está nos requisitos. De toda forma acho que não é tão divulgado assim, apesar de ser um programa incrível. Conversando com o pessoal do Google parece que não tivemos muita gente do jurídico se inscrevendo. Uma pena, pois precisamos estar mais unidos. Conversando com uma colega de engenharia civil e outro de marcenaria eles falaram que têm grupos de whatsapp e até mesmo encontros presenciais de youtubers das áreas, de repente podemos pensar numa mobilização parecida. Abraços!! :) continuar lendo