Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Como reaver o dinheiro perdido nos planos Bresser, Verão e Collor

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 16 anos

    No final dos anos 80 e início dos 90, o governo brasileiro, para conter a alta de preços provocada pela hiperinflação, alterou o cálculo de correção dos saldos de poupança, gerando perdas para quem acreditava no investimento. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi prejudicado, por alterações na correção dos saldos.

    Se você sofreu com as perdas decorridas dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor I (1990), apesar do tempo decorrido, ainda é possível recuperar o dinheiro através da Justiça - apesar de demandar muito tempo e paciência. Todas os entraves são resolvidos na esfera judicial - por isso, a resposta final pode demorar até mais de três anos.

    Para saber o valor que você deve pedir, é necessário calcular o tempo e o valor das aplicações. Segundo Maria Elisa Novais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é mais seguro procurar advogados especializados e associações de defesa dos direitos do consumidor.

    No caso do Plano Collor, a situação é mais complicada - o pacote instaurado em 15 de março de 1990 congelou as poupanças com valores superior a 50 mil cruzados e enviou o dinheiro para o Banco Central. Depois dessa data, as contas eram corrigidas pelo IPC - índice que mede a variação de preços para o consumidor, com base nos gatos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Entretanto, quem tinha conta com vencimento na segunda quinzena do mês foi prejudicado, pois o reajuste tomava como base outro índice, o BTNF, que é inferior ao IPC.

    E ainda há outro problema: solicitar a correção dos valores que foram encaminhados ao Banco Central não dá mais, pois o prazo expirou. "O que se pode fazer são pedidos contra bancos para o dinheiro que ficou na conta, se não tiver sido corrigido. Nesse caso, o prazo vai até 2010", explicou o advogado Alexandre Barthe.

    Em relação às contas do FGTS, prejudicadas porque os planos Verão e Collor I aplicaram nas poupanças correções inferiores à inflação registradas na época, existiu uma lei que determinou o pagamento dos expurgos, com a única condição dos trabalhadores entrarem em acordo com a Caixa Econômica Federal. Todavia, o prazo terminou em 2003, e o único caminho restante é a Justiça.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19329
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-reaver-o-dinheiro-perdido-nos-planos-bresser-verao-e-collor/62322

    Informações relacionadas

    Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Petição Inicial - Expurgos da Poupança - Planos Bresser, Verão e Collor.

    Academia Brasileira de Direito
    Notíciashá 16 anos

    Como recuperar perdas do saldo do FGTS nos planos econômicos

    Turnes Advogados, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Substabelecimento com reserva de iguais poderes

    Notíciashá 14 anos

    STJ decide que bancos devem ressarcir perdas de planos Bresser, Verão e Collor

    Carlos Bueno, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Cumprimento de Sentença, com base na Ação Civil Pública n.º 1998.01.1.016798-9

    13 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    E o que acontece para quem tem do plano Bresser e não entrou com ação na justiça???? Simplesmente eu perco? Isso é um roubo!!!! Quero o meu dinheiro de volta assim como me tirararam de mim sem pedir e atualizado e corrigido! continuar lendo

    Eu achei algum dinheiro perdido de verdade aqui neste site http://meudinheiroperdido.com.br continuar lendo

    A jerente do banese aracajú Sergipe mim disse que foi retirado 40.880 en reais no ano de 1997 mais não retiramos esse dinheiro que em 1990 a 1991 era poupança foi envertido em real e retiraro 40.880 miu reais qero saber qem retirou. continuar lendo

    Preitei uma queixa em 2007 contra o Banco Bradesco devido as mudanças do Planos Verão, Bresser, Collor I e l para a l indicando os saldos existentes na epóca para restituição dos expurgos inflacionários e os juros devidos. Na oportunidade adoeci e não compareci a audiência.
    Posso ainda reaver esses valores tenho que constituir um advogado.
    Grata continuar lendo