Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Companhia aérea terá que adotar melhorias no atendimento a transexuais

    MPs querem saber se há orientação aos funcionários em relação ao tratamento destinado a esse público e auxílio na resolução de demandas relacionadas ao embarque

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), encaminharam ofício para uma companhia aérea solicitando que informe os procedimentos adotados no atendimento às mulheres transexuais e/ou transgêneras que se apresentam com nome constante de documento social. O Ministério Público também quer saber se há orientação aos funcionários em relação ao tratamento destinado a esse público e auxílio na resolução de demandas relacionadas ao embarque.

    O procedimento foi instaurado após a transexual Deborah Sabará ser impedida de embarcar em um voo para participar de um seminário de enfrentamento da violência doméstica, em Brasília, em 21 de novembro deste ano. A passagem aérea não tinha o nome de registro, mas sim o nome social usado por ela publicamente.

    Ainda no ofício, as instituições requerem que seja dispensado um atendimento humanizado e tratamento respeitoso, livre de constrangimento, para as clientes transexuais e/ou transgêneras quando do uso do nome social. Para possibilitar essa adequação, o Ministério Público pede que a companhia aérea disponibilize no sistema de venda de passagens uma aba opcional para que o passageiro possa indicar o nome social, ao lado do campo de cadastro de usuários, onde se insere os dados de registro civil oficial. Também deve ser disponibilizado um campo onde o usuário que desejar ser tratado pelo nome social em todos os atendimentos realizados pela companhia aérea possa assinalar essa opção.

    Veja o ofício





    Fonte: Ascom/MPES

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/companhia-aerea-tera-que-adotar-melhorias-no-atendimento-a-transexuais/534814645

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)