Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Companhia das Docas de Imbituba (SC) terá que devolver multas cobradas de operadora

    A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou provimento, na última semana, a recurso da Companhia das Docas de Imbituba (CDI), concessionária do Porto de Imbituba (SC), e manteve decisão de primeira instância determinando que devolva à empresa CRB Operações Portuárias as multas recolhidas, no valor de R$ 500 mil.

    A cobrança foi realizada porque, segundo a CDI, a CRB teria movimentado carga inferior ao acordado em contrato de arrendamento do Berço 3 do porto, vigente entre os anos de 2003 e 2007.

    Para a relatora do processo, juíza federal Salise Monteiro Sanchotene, convocada para atuar no tribunal, a empresa multada deixou de cumprir o contrato por ausência de condições de navegabilidade no local, que não tinha a profundidade mínima de 11 metros para ancoragem com segurança dos navios cargueiros. “Por vários meses e até anos após a assinatura do contrato, o calado (distância entre a superfície da água em que a embarcação flutua e a face inferior de sua quilha) da doca arrendada pela CRB ficou em profundidade aquém daquela necessária e segura”, escreveu em seu voto.

    “A concessionária CDI não pode exigir da CRB o cumprimento da obrigação contratual assumida quando por razões operacionais não garantiu as mínimas condições de navegabilidade também expressamente assumida na contratação (item 84). Trata-se a hipótese de verdadeira causa de suspensão de exigibilidade da multa”, concluiu a magistrada.

    O valor deverá ser devolvido acrescido de juros e correção monetária. Ainda cabe recurso.


    AC 5001385-72.2013.404.7216/TRF





    • Publicações6752
    • Seguidores1399
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/companhia-das-docas-de-imbituba-sc-tera-que-devolver-multas-cobradas-de-operadora/203409371

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)