Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Compliance e as tendências para 2018

Publicado por Juliana Dato F Leal
há 6 anos

  Recentemente a NASDAQ BWISE que acompanha de perto as transformações do mercado identificou as seis principais tendências em Compliance para 2018:

1. Política de relacionamento com os clientes em conformidade com resolução do banco central : no fim do mês de novembro de 2017, entrou em vigor a resolução n.º 4539/16, do banco central, que trata sobre política de relacionamento com os clientes, tal norma dispõe sobre como os bancos devem conduzir suas atividades com base nos princípios da ética, responsabilidade, transparência e diligência junto aos seus clientes e usuários de produtos e serviços.

2. Compliance em pauta: observa-se que a aplicabilidade da compliance está entre as principais tendências não apenas para 2018 como também para os próximos anos, uma vez que as empresas têm de estar em conformidade com regras e normas específicas, o que garante uma melhor segurança jurídica e comercial aos investidores, principalmente aos internacionais.

3. Alinhamento com novo COSO ERM: o novo COSO ERM (Enterprise Risk Management), elaborado pela organização COSO (Committee Of Sponsoring Organizations Of The Treadway Commission). Trata do alinhamento da gestão de riscos com a estratégia da empresa e a performance, sua ligação com o processo decisório, a gestão do apetite ao risco e a variação aceitável em termos de performance.

4. Stakeholders de acordo e cientes dos princípios da organização: destaca-se a necessidade dos parceiros e investidores de aderirem aos princípios (visão, missão e valores) da empresa para facilitar as relações probas e baseadas em compliance.

5. Avaliação mais rígida sobre os riscos existentes em parcerias: conscientização das empresas de que o risco com parcerias e terceirizações é real, por isso uma preocupação maior com a avaliação periódica das transações entre as partes contratantes e contratadas, comprometimento da alta administração, auditorias e investigações internas.

6. Cybersecurity e a proteção dos dados das empresas: Direito Digital amplamente abordado e segurança da informação. Cada vez mais o acesso a mecanismos de inteligência artificial, robotização, aprendizado da máquina e o uso de Data Analytics serão diferenciais para amparar a jornada de transformação de todos os setores da economia, mantendo a segurança jurídica dos negócios e a conformidade.

  Essas tendências reforçam a ideia de que a modernidade e o profissionalismo serão ainda mais necessários ao bom desempenho das iniciativas de compliance para este ano e profissionais preparados e antenados com as mudanças serão diferenciais.

Fonte: http://computerworld.com.br/seis-tendencias-sobre-governancaecompliance-para-2018


Legendas:

NASDAQ BWISE - A Nasdaq BWise é líder mundial em software de Governança, Risk and Compliance (GRC). Com base numa forte herança na gestão de processos de negócios, a plataforma BWise ® GRC fornece às Organizações de primeira linha, as soluções de software comprovadas para Gestão de Riscos, Controle Interno, Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Políticas e Segurança da Informação.

COSO ERM - projetado para criar uma “consciência sobre riscos e controles” por toda a empresa e tornar-se um modelo comum para a discussão e avaliação de riscos organizacionais o enterprise risk management framework (erm) criado pelo coso, é um processo executado pela diretoria executiva, gerência, e outras pessoas e aplicado na determinação de estratégias por toda a empresa.

Stakeholders - significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui.

Cybersecurity - é o termo que designa o conjunto de meios e tecnologias que visam proteger, de danos e intrusão ilícita, programas, computadores, redes e dados.

Data Analytics - Análises de dados é a atividade de transformar um conjunto de dados com o objetivo de poder verificá-los melhor dando-lhes ao mesmo tempo uma razão de ser e uma análise racional. É analisar os dados de um problema e identificá-los.

  • Sobre o autorAdvogada especialista em Compliance
  • Publicações22
  • Seguidores153
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações597
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compliance-e-as-tendencias-para-2018/538867014

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)