Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Comprador que Desiste da Compra de Imóvel não é Obrigado a Pagar a Taxa de Ocupação

    Publicado por Neuza Alves
    há 2 anos

    Segundo o STJ, caso haja o desfazimento do negócio na compra e venda de imóvel residencial, o comprador que desiste não pode ser condenado a indenizar o vendedor por meio da taxa de ocupação, se o terreno não é edificado.

    Essa taxa existe para evitar o enriquecimento sem causa. Remunera o vendedor pelo tempo que o comprador, que desistiu do negócio, ocupou o imóvel.

    "O mero exercício da posse do imóvel por parte do promissário comprador não basta para sua condenação ao pagamento de taxa de ocupação/aluguéis, pois seria preciso, para tanto, que o comprador tivesse fruído de uma vantagem (enriquecimento do beneficiário) que deveria, com segurança e por justa causa, ter ingressado no patrimônio da recorrente (empobrecimento do lesado)", resumiu a Ministra relatora Nancy Andrighi.

    REsp 1.936.470

    https://www.aod.adv.br/

    • Sobre o autorAdvogada
    • Publicações88
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comprador-que-desiste-da-compra-de-imovel-nao-e-obrigado-a-pagar-a-taxa-de-ocupacao/1344698600

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A notícia é interessante, mas incompleta: faltou o número do processo ao qual se referiu a articulista. Quem gostaria de usar os argumentos colocados vai ficar só na vontade mesmo. continuar lendo

    Está certo doutor. Desculpe o descuido. Já fiz essa correção. continuar lendo