Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Comunidade diz "SIM" para Criação do Parque Estadual das Dunas

    há 15 anos

    A população dos municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas acatou, através de consulta pública, a proposta de criação do Parque Estadual das Dunas' feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A discussão foi realizada na noite da última quarta-feira, 17, na Barra dos Coqueiros.

    Esta será a terceira Unidade de Conservação (UC) do Estado. As primeiras foram criadas através do decreto 29.444, assinado pelo governador em 26 de dezembro de 2007. Está sendo investido R$ 1 milhão nas UCs Monumento Natural da Grota do Angico, em Canindé do São Francisco, e Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, em Capela.

    Representantes dos catadores de mangabas, dos gestores públicos, do Poder Legislativo Municipal, dos agentes ambientais, da polícia mirim, dos grêmios estudantis, do Conselho Cidadão e da comunidade da Barra dos Coqueiros e de Santo Amaro deram um sim a criação do Parque Estadual após assistirem ao diagnóstico do estudo na área feito pelos técnicos da Semarh e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na oportunidade, a superintendente de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana, apresentou os aspectos técnicos, a biodiversidade, os recursos hídricos e benefícios da gestão do parque.

    Já o técnico do MMA, João Carlos Almeida, destacou que a definição dos limites eram preliminares. "As áreas delimitadas pelos estudos excluíam as com ocupação humana, como a comunidade do povoado de Touro e mais dois loteamentos em áreas de praias. A área administrada pelo poder público de forma adequada poderá incrementar o turismo ecológico de ambos os municípios, o que vem proporcionar a geração de emprego e renda local", afirmou João.

    O secretário da Semarh, Márcio Macedo, que coordenou a discussão da consulta pública, ficou satisfeito com o resultado, com a participação da população, as opiniões voluntárias em defesa do Parque Estadual e a consciência das pessoas da necessidade de preservar a área."As sugestões foram colocadas, explicitadas e serão analisadas pela equipe técnica e incorporada ao projeto", afirmou. Segundo ele, com a aprovação foi fechado o primeiro ciclo. Agora será iniciado o trabalho na definição final do polígono e o diálogo com outros setores do governo como o turismo, infra-estrutura e prefeituras.

    Márcio Macedo está confiante que terá uma nova unidade de conservação construída no consenso. "Concluído todos os ciclos, a criação do Parque Estadual das Dunas será transformado em decreto para apreciação e deliberação por parte do Governo do Estado", afirmou, enfatizando que este governo já investiu mais de R$ 1,4 milhão na implementação das duas unidades de conservação no Estado e que é uma política correta preservar áreas e defender o desenvolvimento econômico de forma sustentável.

    Para o prefeito da Barra, Airton Martins, deixar esse laço dado ainda na sua gestão é uma semente plantada para um futuro próspero e consciente da população. "Sou a favor da criação do parque. Ganharemos com a preservação das dunas e com o ecoturismo da região" , comemora.

    O secretário de Participação Popular da Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido Santos, que é um torcedor da criação do parque, reafirma que a preservação das dunas é uma preocupação coletiva da população. "A intenção já constava no plano diretor municipal. Agora, através da Semarh, o sonho da população estará sendo realizado, pois ainda temos o apoio do Ministério Público", comemorou.

    Parque

    A área a ser preservada, e que engloba ambos municípios, tem uma extensão de 3,2 hectares, sendo assim, a maior Unidade de Conservação estadual a ser criada pelo Governo de Sergipe. A área destinada ao futuro "Parque Estadual das Dunas" é representativa de ambientes costeiros formada por restingas, manguezais e lagoas.

    Recursos Hídricos

    Na região se encontra um valioso aqüífero, conhecido por Marituba. O manancial é formado por águas subterrâneas de boa qualidade, com uma reserva que poderá produzir até 300 mil litros por hora em um único poço, quantidade suficiente para atender uma população de aproximadamente 25 mil pessoas.

    • Publicações888
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações266
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comunidade-diz-sim-para-criacao-do-parque-estadual-das-dunas/421110

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)