Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CONAMP SE REÚNE COM LÍDER DO PMDB

    A presidente em exercício da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Angélica Cavalcanti, esteve reunida nesta terça-feira (11) com o líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Os deputados Leonardo Quintão (PMDB/MG), Lúcio Vieira Lima ((PMDB/BA) e Alexandre dos Santos (PMDB/RJ) também participaram da reunião.

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 37 de 2011, que retira o poder de investigação criminal do Ministério Público e outras instituições, foi o tema da reunião. Na oportunidade, a presidente da CONAMP entregou ao deputado a proposta de regulamentação da investigação criminal no país elaborada pelo Ministério Público. O PMDB ainda não confirmou posicionamento partidário em relação à PEC 37. Segundo Eduardo Cunha, há expectativa que o Grupo de Trabalho (GT) de Aperfeiçoamento da Investigação Criminal apresente como resultado final de suas atividades um texto constitucional alternativo acordado entre Ministério Público e polícias judiciárias. “Mas se não houver consenso, antes da votação no plenário da Câmara, será marcada uma reunião com a bancada do partido para que as partes apresentem seus argumentos”, declarou o líder. O GT foi criado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para a construção de um novo texto da PEC 37 sob as premissas da cooperação e da integração entre o Ministério Público e as polícias judiciárias; da necessidade de aperfeiçoamento do sistema de investigação através da regulamentação; e com observância aos princípios da publicidade e do controle externo da atividade do MP e polícia. A redação final do texto alternativo à PEC 37 será apresentado no dia 19 de junho. Estiveram presentes na reunião o ex-presidente da CONAMP, Aquiles Siquara; o tesoureiro da CONAMP, José Perdigão; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Alencar Vital; o presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Andrey Amorim; o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan; o presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Nedens Ulisses; o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (AMPPR), Wanderlei Carvalho; o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Marcello Queiroz; o presidente da Associaçã ;o do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), Luciano Oliveira Mattos; o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), João Rodrigues Filho; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado de Rondônia (AMPRO), Marcelo Lima de Oliveira; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt e promotores de Justiça do Distrito Federal. De acordo com o líder, o PMDB não tem direcionamento partidário em relação à PEC 37

    • Publicações1441
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conamp-se-reune-com-lider-do-pmdb/100559085

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)