Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Concessionária deverá substituir veículo 0 km que apresentou defeito

    há 11 anos

    O automóvel apresentou defeitos mecânicos quatro meses após ter sido entregue. O cliente procurou a loja, que demorou mais de trinta dias para solucionar os problemas.

    Foi determinando que a empresa Autobel Veículos Ltda. terá que restituir um cliente que comprou um carro zero quilômetro. Segundo o autor, o automóvel apresentou problemas mecânicos quatro meses após ter sido entregue.

    Segundo o autor, em outubro de 2012 ele comprou um Voyage Comfortline, 2012/2013, que só foi entregue pela empresa no dia 24 de novembro de 2012. Conta, ainda, que em março de 2013 o referido automóvel começou a apresentar problemas mecânicos.

    Ele sustenta que o automóvel foi levado à concessionária para o devido conserto em 14 de março de 2013, mas lá permaneceu até a data do ajuizamento da ação, sem qualquer solução para o caso, ou seja, muito além dos trinta dias para a resolução do problema.

    Desse modo, o autor ingressou com ação contra a empresa Autobel Veículos Ltda pleiteando a concessão de tutela antecipada para o fim de determinar que a responsável pela venda do veículo substituísse o mesmo por outro carro zero quilômetro.

    "Não há dúvidas de que o proceder da ré merece repúdio, mormente considerando os princípios protetores do consumidor inseridos no CDC que, como visto, tutela a relação material existente entre as partes da presente demanda. Não há que se falar em demora justificada. O atraso ultrapassa os limites da razoabilidade", disse o juiz.

    O magistrado acrescentou que, como o problema não foi sanado em 30 dias, poderá o consumidor realizar a execução de uma das alternativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, dentre elas a substituição do produto.

    Desse modo, como o autor pretende a substituição do veículo por outro, a liminar deve ser concedida, pois "é relevante e há justificado receio de ineficácia do provimento final, uma vez que, se o veículo não for substituído, de imediato, é provável que ao final da ação ele não mais exista ou já esteja ultrapassado (tecnicamente)

    Assim, a Autobel deverá, num prazo de 10 dias, substituir o veículo por outro igual, sob pena de multa diária no valor R$ 1.500,00 até o limite do valor do veículo (R$ 44.500,00) em caso de descumprimento da liminar.

    A liminar foi concedida pelo juiz titular da 5ª Vara Cível de Campo Grande, Geraldo de Almeida Santiago.

    Processo nº 0815771-21.2013.8.12.0001

    TJMS

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concessionaria-devera-substituir-veiculo-0-km-que-apresentou-defeito/100572635

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)