Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Conclusão de ensino médio pelo Telecurso 2000 não impede matrícula em universidade pelo sistema de cotas

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos
    A 5ª Turma do TRF da 1ª Região, por unanimidade, negou provimento à apelação interposta pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) contra a sentença, da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Uberaba/MG, que concedeu a segurança para determinar a matrícula ao aluno, parte autora, no primeiro semestre do curso de Educação Física na Universidade, pelo sistema de cota social (hipossuficiência), após concluir o ensino médio através do programa Telecurso 2000.

    Em suas razões, a Universidade alegou que o SENAI é parceiro do Telecurso 2000 e não fornece o curso de maneira gratuita. Pelo fato de não ser uma entidade pública, não se pode afirmar que o apelado não tenha cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas. Sustentou que, com relação ao princípio da proporcionalidade, usado como fundamento para embasar a sentença, tal argumento não pode afastar a aplicação da Lei nº 12.711/12, “que é clara no sentido de que somente poderão concorrer às vagas reservadas aos candidatos egressos de escolas públicas, os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens de Adultos, o que não é o caso do impetrante”.

    Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Henrique Gouveia Cunha, esclareceu que, conforme os autos, o impetrante concorreu e se classificou em 33º lugar no curso de Educação Física pela ação afirmativa Grupo 1 (candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médico em escolas públicas), destinados às vagas pelo sistema de cotas, mas teve o requerimento indeferido, sob o fundamento de que não teria cumprido a exigência de ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

    O magistrado asseverou que a reserva de vagas pelo sistema de cotas visa a resguardar o acesso à educação aos alunos economicamente hipossuficientes, integrantes de uma suposta minoria excluída, de modo que lhes seja possibilitado o ingresso à universidade pública, como forma de democratização do ensino superior no país. Trata-se, pois, de um conjunto de ações afirmativas que buscam a promoção da igualdade efetiva “segundo a visão aristotélica, que consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”.

    O magistrado destacou, porém, que o candidato concluiu parte do ensino médio na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA) pelo Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC), escola mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com certificado válido em todo o território nacional. Posteriormente, concluiu apenas duas matérias do ensino médio pelo Telecurso, e teve o histórico escolar emitido pelo SENAI/FIEMG, entidade sem fins lucrativos. Como somente duas matérias do ensino médio foram concluídas através do Telecurso, tal fato apenas confirma o estado de hipossuficiência do apelado, não se mostrando razoável impedir o acesso ao ensino superior.

    Diante do exposto, o Colegiado acompanhando o voto do relator, negou provimento à apelação, devendo ser mantida a sentença que concedeu a segurança, uma vez que o pedido formulado nos autos encontra-se em sintonia com o exercício do direito à educação, conforme previsão constitucional.

    Processo nº: 0001801-64.2016.4.01.3802/MG
    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conclusao-de-ensino-medio-pelo-telecurso-2000-nao-impede-matricula-em-universidade-pelo-sistema-de-cotas/457529573

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)