Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Concurso é suspenso por indícios de fraude em Maxaranguape

    O Município de Maxaranguape tentou, através de um Agravo de Instrumento (Nº , reverter a sentença que suspendeu os efeitos do Concurso Público nº 01, realizado em 2007, para provimento de diversos cargos, mas o recurso foi negado na 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

    O certame foi suspenso, em primeira instância, após intervenção do Ministério Público de Extremoz, comarca onde a Ação Civil Pública foi movida e julgada, por causa do processo seletivo apresentar fortes indícios de fraude.

    No recurso, o Ente Público argumentou que são equivocadas as alegações ministeriais para anular o Concurso Público, vez que o certame não apresentou nenhuma irregularidade ou ilegalidade e diz que o processo licitatório obedeceu todos os atos pertinentes à realização, tendo sido definido de modo preciso o valor da contratação e a modalidade a ser adotada, bem como, observado os limites correspondentes ao previsto no contrato.

    Acrescenta ainda que as demais irregularidades apontadas pelo MP são, na verdade, fruto de avaliação precipitada.

    A sentença definiu, entre outros pontos, que o Chefe do Poder Executivo Municipal se abstenha de nomear e empossar candidatos aprovados no concurso, bem como o afastamento dos empossados das funções, sem remuneração, com multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento e determinou, ainda que a empresa ACAPLAM realize a devolução das quantias pagas pelos candidatos, equivalente R$ 119.725 mil.

    Em segunda instância, a desembargadora Célia Smith, vice-presidente do TJRN e relatora no processo, definiu que, ao se analisar as alegações e provas anexadas aos autos, a sentença não merece reparos. Isso porque, tanto existem nos autos fortes indícios de fraude no concurso, quanto evidentes afrontas aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, relata.

    • Publicações8049
    • Seguidores263
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-e-suspenso-por-indicios-de-fraude-em-maxaranguape/935326

    Informações relacionadas

    PCI Concursos
    Notíciashá 12 anos

    MPE - RN consegue anulação de concursos em Extremoz e Ceará-Mirim

    MP fiscalizará novo concurso público de Maxaranguape

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)