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3 de Maio de 2024
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    Conde da Boa Vista sem carros - Diario de Pernambuco (Vida Urbana)

    Secretaria de Mobilidade do Recife pretende deixar a via exclusiva para ônibus

    Uma das principais vias do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista, vai ser fechada para o tráfego de veículos particulares. O projeto está sendo elaborado pela equipe da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e deve ficar pronto até janeiro do próximo ano. Se os planos se tornarem realidade, como prevê o governo municipal, essa será a primeira avenida de grande porte da capital exclusiva para o transporte público. A ideia é transformar a principal artéria de acesso ao Centro do Recife em um espaço onde o sistema BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por Ônibus do Corredor Leste/Oeste será prioridade.

    Em agosto, a secretaria também já havia anunciado que os ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT. Em meio à discussão, o governo do estado anunciou ontem que o fim das obras do corredor será antecipado para fevereiro do ano que vem. Na última segunda-feira, a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco anunciou que ingressaria com uma ação na Justiça para embargar a obra. O promotor Ricardo Coelho disse que decisão está mantida para hoje, caso não haja adequações ao projeto.

    Em relação à proibição do transporte individual na Conde da Boa Vista, o secretário João Braga disse que apenas os moradores da avenida, além de pessoas que têm como destino o estacionamento de lojas, seriam autorizados a passar na via. A liberação da circulação de táxis, que hoje podem ser dirigidos até mesmo nas vias exclusivas para ônibus, ainda não está definida.

    O plano de circulação inclui as vias transversais e paralelas da Conde da Boa Vista, como a Mário Melo, Visconde Suassuna, Príncipe e Manoel Borba. Todas deverão passar por adequação para receber os ônibus convencionais, mas ainda não se sabe se terão faixa exclusiva. Estão previstas, inclusive, desapropriações de imóveis. O objetivo é repaginar a Conde da Boa Vista, dar calçadas confortáveis ao pedestre, espaço para bicicletas e priorizar o BRT, disse Braga.

    A ideia foi bem recebida por pessoas que circulam na avenida. Para a aposentada Alzira do Nascimento, 55, a ausência de carros particulares vai ajudar o trânsito a fluir. Já tem muitos ônibus circulando por aqui, disse. Alguns consideram a Boa Vista tão caótica que evitam cruzá-la. Venho sempre de Belém do São Francisco para o Recife, mas o trânsito daqui é complicado. Evito passar por aqui, disse o motorista José Ferreira Xavier.

    Há cinco anos, a Avenida Conde da Boa Vista passou por uma reforma que custou R$ 14 milhões para que ela passasse a ser parte do Corredor Leste/Oeste, que inicia em Camaragibe. Hoje, 54 linhas circulam pela avenida com um total de 537 ônibus. Com a implantação do BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e 377 ônibus terão que ser deslocados para vias paralelas.

    (conteúdo vinculado)

    MPPE quer embargo

    O promotor de Meio Ambiente e Patrimônio da Capital, Ricardo Coelho, confirmou que entrará hoje com ação na Justiça para embargar as obras do corredor Leste/Oeste. Segundo ele, a construção do Terminal Integrado de passageiros junto ao Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, trará transtornos aos pacientes devido à dificuldade de acesso com o aumento do fluxo de trânsito. Outro ponto diz respeito à derrubada de dezenas de árvores na mesma localidade, sendo replantadas no município de Carpina, na Mata Norte. Coelho disse que só voltará atrás na decisão se o governo do estado apresentar até hoje uma proposta de mudanças nas obras.

    Ontem pela manhã, o governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitaram as obras do Túnel da Abolição, no bairro da Madalena. Questionado sobre as críticas do MPPE, Campos disse que tudo está sendo realizado em comum acordo com os órgãos competentes, entre eles o Iphan. Todos os passos dados aqui foram dentro do que preceitua o sistema legal brasileiro. Nossos advogados vão mostrar todo o processo como se deu e a urgência que tem essa obra. As pessoas estão aguardando há muito tempo um investimento como esse, que beneficia quem anda de ônibus, declarou.

    Danilo Cabral informou que logo após tomar conhecimento pelo Diário sobre intenção do MPPE, apresentou todos os documentos técnicos. Vamos aguardar o MPPE e, caso haja algum tipo de questionamento, vamos à Justiça dar as argumentações, disse. Ricardo Coelho havia incluído o impacto da obras do túnel, mas disse ontem que compreendeu a defesa técnica do governo.

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    Conde da boa vista torna-se estação de ônibus. Uma anomalia posta pela prefeitura. Acaba mais ainda com o comércio no centro do Recife. Vias laterais não comportam os veículos, ciclovias estreitam as vias normais de trânsito. Acho que é a cidade onde se tem mais sinais de trânsito e guardas em todo mundo. Ao invés de cidade luz, tornou-se cidade de semáforos. Algo está muito errado e ninguém consegue impedir esse descaso. Cadê a CDL ? O comércio precisa do centro da cidade. Precisa de empregos. Precisa de gente querendo comprar ou fazer serviços. Não se pode imaginar toda essa estrutura numa cidade feita com ruas estreitas. MPPE estão inventando obras. Manda vê, nessas questões. Empresários , comércio fechando loja . Ladrões nas ruas sem policiamento. Que é que está acontecendo? Pedimos Socorro! continuar lendo