Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Condenado no mensalão sofre nova punição no Paraná

    A Justiça Eleitoral de Jandaia do Sul (PR) cassou por oito anos os direitos políticos do ex-deputado e ex-prefeito do município José Borba (PMDB), condenado também no julgamento do mensalão. O juiz João Gustavo Rodrigues Stolsis determinou ainda a cassação dos diplomas do atual prefeito, Dejair Valério (PTC), e do vice, Leandro de Souza Silva (PSB), ambos apoiados por Borba. A sentença manda diplomar e empossar os segundos colocados nas eleições municipais: Benedito José Pupio (PSC) e Valdecir Albieri (PDT).

    A ação de investigação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral. Os três foram acusados de se beneficiar de decisao de Borba que, durante o período eleitoral de 2012, concedeu aumento salarial a 296 servidores, prejudicando a igualdade na disputa da prefeitura. A Justiça concluiu que os candidatos apoiados por Borba foram beneficiados por condutas que configurariam abuso do poder político. Além da inelegibilidade até 7 de outubro de 2020, José Borba precisará pagar multa de 20 mil Ufirs. A diferença de votos entre primeiro e segundo colocado foi de 877 votos (6,72% dos votos válidos).

    Restou incontroverso nos autos que o então prefeito municipal (Borba) encaminhou à Câmara Municipal de Jandaia do Sul projetos de leis visando a readaptação de vantagens aos servidores municipais, escreveu o juiz.

    No julgamento do mensalão, Borba foi condenado pelo STF a dois anos e seis meses de prisão, acusado de corrupção passiva. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Jandaia do Sul, Dejair Valério e Leandro de Souza Silva não vão comentar a decisão judicial e vão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral. Borba não foi localizado para falar sobre a perda de seus direitos políticos. (O Globo)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-no-mensalao-sofre-nova-punicao-no-parana/100298396

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)