Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Condenados vão usar tornozeleira eletrônica em Mato Grosso

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 16 anos
    Sistema eletrônico Corregedoria do TJ-MT libera uso de tornozeleira

    A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso autorizou o uso de tornozeleira eletrônica em condenados que cumprem pena em regime semi-aberto, aqueles que trabalham durante o dia e retornam para dormir em albergues. O Provimento 25 /08 permite que o sistema de monitoramento seja adotado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado.

    Por enquanto, o sistema está em fase de testes. O uso da tornozeleira será feito desde que haja consentimento do réu, que esteja em regime semi-aberto. De acordo com o provimento, “os usuários da monitoração eletrônica, que estiverem cumprindo o regime de albergue, ficam dispensados do recolhimento ao estabelecimento penal no período noturno e nos dias de folga”.

    Serão priorizados os casos em que o condenado pode cumprir pena fora do presídio, mas que precisa de supervisão estatal. A Corregedoria prevê que o uso da tornozeleira deve ser precedido de um estudo psicossocial do condenado, “que atestará se o perfil do apenado corresponde às possibilidades e expectativas do projeto, ante os fins ressocializadores da pena previstos na Lei de Execuções Penais”.

    Com a tornozeleira será possível acompanhar cada passo do réu. O objetivo da Corregedoria é efetivar um verdadeiro processo de ressocialização, por meio da reintegração do condenado à sociedade.

    O corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, afirma que, com o uso desse sistema, haverá redução da sobrecarga a que o sistema prisional está submetido. Além disso, segundo ele, deve reduzir sensivelmente os gastos públicos com execução penal, vez que o monitoramento eletrônico custa, anualmente, metade do que o estado despende com a permanência de um detento num presídio.

    Leia o Provimento

    PROVIMENTO 25 /2008-GAB/CGJ

    Autoriza e recomenda o uso de aparelhos de monitoramento eletrônico.

    O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legai...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenados-vao-usar-tornozeleira-eletronica-em-mato-grosso/47715

    Informações relacionadas

    Wendel Spargoli, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Conceito e aplicação do Habeas Corpus

    Alexandre Pontieri, Advogado
    Artigoshá 12 anos

    Sistema progressivo - mecanismo de transformação e reintegração (ou o que se espera dele)

    Sílvia Mazzuca, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Poder Requisitório e o sigilo de dados

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)