Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Conflito judicial de 8 anos chega ao fim na Semana da Conciliação

    Na tarde da última terça-feira (03), durante a 8ª Semana Nacional de Conciliação, o juiz da 9ª Vara Cível de Campo Grande, Maurício Petrauski, homologou, em uma única oportunidade, dois processos do mesmo caso que tramitavam na vara há 8 anos.

    O autor E.L. narrou que no dia 05 de dezembro de 2003 comprou um imóvel da ré R.R.S., tendo pagado R$ 40 mil à vista, e que deixou para fazer a transferência da titularidade do imóvel em outra data oportuna. No entanto, em 2004, quando E.L. foi ao Cartório de Registros de Imóveis para regularizar a titularidade do seu bem, descobriu que havia sido averbado um protesto contra alienação de bens na matrícula daquele imóvel, em razão de dívidas da vendedora, o que impedia a transferência do imóvel para o seu nome.

    Desta maneira, o autor ingressou com uma ação judicial pedindo a anulação do negócio jurídico de compra e venda, além de indenização pelas perdas e danos sofridos. A referida ação foi julgada improcedente em 1º Grau, mas foi reformada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso de Sul, que determinou o desfazimento do negócio, com a devolução do imóvel à vendedora e restituição da quantia despendida, devidamente atualizada, ao comprador.

    E.L. ingressou então com o cumprimento de sentença e pediu a penhora dos bens pertencentes à ré que já haviam sido confiscados em ação cautelar específica, o que foi deferido. Intimada da penhora realizada, R.R.S. apresentou embargos de terceiro, visando defender seus bens, onde argumentou que eles eram impenhoráveis.

    Realizada audiência de conciliação, a executada/embargante informou ter realizado um acordo com o autor da ação cautelar de protesto contra alienação de bens, e conseguido a liberação da matrícula do imóvel, objeto da controvérsia inicial. Diante disso, as partes, por mútuo consentimento, pediram a extinção das ações de execução e embargos de terceiro, e resolveram por fim a esse conflito que perdurava por longa data.

    Processos nº 0102746-60.2005.8.12.0001/01 e 0056885-41.2011.8.12.0001

    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conflito-judicial-de-8-anos-chega-ao-fim-na-semana-da-conciliacao/112195147

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)