Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso vai abordar a inclusão de crianças, adolescentes e idosos com deficiência

    No próximo sábado, 26, acontece o III Congresso Nacional do Instituto Proteger, em Porto Alegre (RS). Com apoio da Comissão Nacional da Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, o evento terá como foco a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e idosos com deficiência.

    Dentre os palestrantes, estão quatro expoentes do IBDFAM: Melissa Telles Barufi, Giselle Groeninga, Andréa Pachá e Simone Tassinari. Clique aqui e confira a programação completa e as condições para se inscrever.

    Além das palestras, será realizado um fórum visando estabelecer um diálogo entre pesquisadores, professores, profissionais diretamente ligados e que atuam na área, lideranças e demais atores que compõem a rede de proteção e cuidado, com o objetivo de colocar a pessoa com deficiência no lugar de fala.

    De acordo com a professora Ísis Boll de Araujo Bastos, presidente da Comissão Científica do congresso e membro da Comissão Nacional da Infância e Juventude do IBDFAM, o evento foi pensado para trazer luz a um tema fundamental no âmbito social que é o da inclusão de pessoas com deficiência.

    “Valorizando a característica de atuação interdisciplinar, o evento terá uma pluralidade de profissionais que irão engrandecer o conhecimento de todos aqueles que estiverem presentes”, diz.

    Por isso, a sua expectativa é que os temas sejam disseminados, a fim de efetivar a inclusão em todos os espaços.

    “Temos certeza que os painéis vão propor reflexões que irão auxiliar a ação de todos os presentes. Dois serão os momentos do Congresso: o primeiro com a fala de conferencistas qualificados e com experiência na área. Em um segundo momento, acontecerá uma proposta de debate e aplicação prática de proposições sobre o tema”, afirma.

    Inclusão na atualidade

    Ísis Boll destaca que o debate é fundamental, pois o Instituto Proteger tem como objetivo promover o alcance ao direito de proteção integral à criança, ao adolescente, ao jovem e ao idoso por meio da geração e promoção do conhecimento e do desenvolvimento social.

    “Diante disso, o tema proposto merecia um espaço especial para construção conjunta do conhecimento, já que muitas vezes o debate sobre inclusão se restringe aos adultos com deficiência”, enfatiza.

    E muitos são os desafios para efetivação da inclusão, por isso, em sua opinião, a necessidade cada vez maior de estudos e aprofundamento teórico e prático sobre o assunto.

    “É um Congresso para se pensar conjuntamente como estamos caminhando e o que podemos aprimorar em termos de tutela dos direitos, políticas públicas, desenvolvimentos de ações efetivas, dentre outros”, finaliza.

    Instituto Proteger

    O Instituto Proteger é uma associação sem fins lucrativos que atua de forma interdisciplinar, tendo como objetivo a geração e promoção do conhecimento do direito de proteção integral à criança, ao adolescente e ao idoso. E, em razão disso, se propõe a discutir, de forma técnica e científica, os desafios jurídicos e sociais da inclusão dessas pessoas nos mais diversos âmbitos.

    • Publicações4569
    • Seguidores502591
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-vai-abordar-a-inclusao-de-criancas-adolescentes-e-idosos-com-deficiencia/772417280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)