Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Conheça 6 documentários que vão mudar sua visão sobre os animais e o meio ambiente

    Cena do filme Last Days

    Quantas vezes na sua vida você já não assistiu um documentário que mudou completamente o modo como você via o mundo? Tá, talvez não o mundo inteiro, mas te ajudou a reavaliar alguns aspectos da sua vida e a conhecer outros ângulos, segundo reportagem do One Green Planet.

    Muitas vezes, documentários podem inspirar espectadores a agirem ou a defender uma causa que eles podem nem ter pensado antes. Este é o verdadeiro poder desses filmes incríveis.

    Então, se você está afim de sentar no sofá com um saco de pipoca e aprender alguma coisa sobre a Terra e os animais, confira a lista certa de filmes para você. Lembre-se: assistir documentários com amigos e família é uma ótima forma de compartilhar as bandeiras que você levanta com os outros de um jeito agradável – quem sabe eles não se inspiram também?

    1. Racing Extinction

    Este novo filme da Sociedade de Preservação Oceânica (Oceanic Preservation Society, OPS), que já fez The Cove, aborda a atual crise de extinção em massa de espécies pela qual passamos. Descrevendo os muitos fatores de origem humana que causam a perda de espécies, incluindo a mudança climática, a OPS abre nossos olhos para a realidade do sexto período de extinção em massa do planeta. Enquanto a premissa do filme pode ser pessimista, sua mensagem é de esperança e redenção. Racing Extinction, que em português quer dizer algo como “extinção acelerada”, estreou há pouco no festival de Sundance e será lançado comercialmente ainda este ano. Dê uma olhada no trailer abaixo e siga o site do filme para novidades.

    2. Cowspiracy

    O impacto da produção agropecuária no planeta é muitas vezes subestimado e ignorado. De fato, muitos defensores do meio ambiente são receosos até de considerar a enorme quantidade de gases de efeito estufa que esta indústria produz, por causa do poder e influência implacáveis da indústria de agricultura animal. Os criadores de Cowspiracy (o título é uma mistura das palavras “vaca” e “conspiração”), no entanto, não têm medo de enfrentar essa verdade crucial. Mostrando as muitas maneiras pelas quais a pecuária destrói o meio ambiente, este documentário com certeza vai mudar o modo como você encara sua dieta. Você pode assistir o filme online ou em DVD e até organizar uma exibição através do site oficial.

    3. Virunga

    Este documentário revolucionário está disponível exclusivamente no Netflix. Contando os muitos desafios para a preservação do parque nacional mais antigo da África, Virunga abre nossos olhos para a perda iminente deste precioso habitat selvagem. Lar para alguns dos últimos gorilas das montanhas, Virunga nos mostra como o interesse pelo petróleo e os caçadores tentam sistematicamente se apossar do parque. Por ser um dos últimos lugares do mundo que ainda concentram uma enorme biodiversidade, é mais importante que nunca que as pessoas apoiem os guardas florestais do parque e se unam para salvar este incrível espaço selvagem.

    4. Last Days of Ivory

    O comércio ilegal de marfim sozinho está conseguindo levar os elefantes à extinção. A cada 15 minutos um elefante é caçado e morto por seu marfim. Considerando esses números, estima-se que o elefante africano será extinto do ambiente selvagem nas próximas duas décadas. Last Days of Ivory, algo como Os Últimos Dias do Marfim, fala de como a violência contra os elevantes está ligada ao terrorismo global e outros crimes. Muitas pessoas não acreditam que, quando compram marfim, estão financiando atrocidades contra animais e contra humanos. Este curta-metragem pode ser visto no Youtube de graça e compartilhado facilmente. Então vamos passar esta importante mensagem adiante!

    5. Terráqueos (Earthlings)

    Terráqueos não é um documentários para os fracos de coração, mas sua mensagem é incrivelmente verdadeira e poderosa. Examinando como os animais sofrem para uso humano, seja para comida, entretenimento, moda ou até para serem animais de companhia, este filme tem sido apelidado de “fazedor de veganos”. A mensagem pode ser um pouco difícil de digerir, mas Terráqueos nos obriga a confrontar nossa relação abusiva com os animais e o meio ambiente e questionar como chegamos a este ponto. Você pode ver o filme completo no site oficial.

    6. Chasing Ice

    A perda das calotas de gelo do planeta é provavelmente a evidência mais visível da mudança climática global. Neste documentário, o fotógrafo especialista em meio ambiente James Balong faz uma pesquisa das calotas do Ártico e testemunha ao vivo o chocante desaparecimento do gelo. Chasing Ice, que em português seria algo como “indo atrás do gelo”, mostra em primeira mão o que acontece com o planeta quando ele fica abarrotado de dióxido de carbono e outros gases que causam o efeito estufa, e embora as fotos da Islândia tiradas por Balong são de tirar o fôlego, a realidade que elas apresentam não é nada bonita.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2530
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-6-documentarios-que-vao-mudar-sua-visao-sobre-os-animais-e-o-meio-ambiente/169254986

    Informações relacionadas

    Conheça 5 documentários para discutir preservação dos animais

    Gigantes da indústria alimentícia envolvidos em escândalos com testes em animais

    Nos últimos 250 anos, mais de 15 espécies de animais já foram extintas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)