Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Conheça os principais sistemas disponíveis para o processo eletrônico

Publicado por Loy Legal
há 6 anos

O Processo Eletrônico se apresenta em diversas versões. Conheça todos os sistemas disponíveis para não ser surpreendido ao se deparar com um sistema diferente ao qual está habituado.

PJe

O PJe é o sistema de Processo Eletrônico mais comumente utilizado pelos tribunais, especialmente pela Justiça do Trabalho e pela Justiça Comum.

Normalmente admite anexos em PDF de até 3MB. Na Justiça do Trabalho, este limite cai pela metade, 1.5MB

Na Justiça do Trabalho existe mais uma exigência que a Petição Inicial seja em PDF/A.

O seu uso normalmente necessita que a máquina do peticionante possua uma versão do JAVA 32 Bit instalada. Também é necessário possuir instalado versão do Firefox anterior à 33.

Muitos Tribunais estão mudando para utilizar o PJE-Office desenvolvido pelo CNJ e o SHODO desenvolvido pelo CST, ambos necessita do JAVA instalado no computador

ESaj

Outro sistema amplamente utilizado por tribunais da Justiça Comum, notadamente o Tribunal de Justiça de São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Acre, entre outros.

Configurar o computador para o ESaj é extremamente simples. O usuário necessita apenas instalar a extensão Websigner em seu navegador Google Chrome. Ocorre que os ESaj de alguns estados não aceitam esta extensão e insistem em utilizar o Java.

Outra particularidade do ESaj é o fato de cada tribunal determinar o limite dos anexos. O ESaj de São Paulo recebe anexos de até 30MB (!). Por sua vez, o ESaj de Alagoas atualmente restringe a apenas 1MB cada um dos anexos.

Diante disso, ao peticionar em qualquer um desses sistemas, é importante que o usuário leia as normas do tribunal que orientam o tamanho de seus anexos.

PROJUDI

Outro sistema amplamente utilizado por tribunais da Justiça Comum, notadamente o Tribunal de Justiça do Parana, Bahia, Goiás, entre outros.

Uma particularidade deste sistema é a necessidade de assinar os documentos fora do navegador por meio do Assinador STJ.

O limite de tamanho dos anexos é de 2MB.

EPROC

Outro sistema utilizado por tribunais federais, notadamente o Tribunal de Federal da 4º Região.

Uma particularidade deste sistema é desnecessidade de assinar os documentos.

O limite de tamanho dos anexos é de 10MB.

Com o 2ADV o advogado não precisa mais se preocupar com o sistema e especificação de cada tribunal, muitas das vezes mais que um sistema por justiça, o 2ADV se adapta na hora de realizar a petição.

  • Sobre o autorDiminuir o trabalho e potencializar resultados com o uso da tecnologia
  • Publicações5
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13166
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-os-principais-sistemas-disponiveis-para-o-processo-eletronico/555777544

Informações relacionadas

Marcelo Mammana Madureira, Advogado
Artigoshá 4 anos

Dos Sistemas de Processos Eletrônicos no Brasil

Modeloshá 6 anos

Modelo de petição para habilitação processual.

Esther Iramar Silva Aunés, Advogado
Modeloshá 5 anos

Petição habilitação - JEC

Raphael Funchal Carneiro, Advogado
Artigoshá 4 anos

Prazo para contestar nos Juizados Especiais Cíveis

Petição - TJBA - Ação Competência da Justiça Estadual - Ação Penal de Competência do Júri - de Marcos Paulo Pinhiero de Araujo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)