Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Conselheiro Ronaldo Chadid publica artigos na Revista Brasileira de Direito Tributário e Finanças Públicas

    O conselheiro Ronaldo Chadid é destaque nas duas últimas edições da Revista Brasileira de Direito Tributário e Finanças Públicas, com a publicação de matérias sobre doutrina. Chadid faz parte do conselho editorial da Revista, coordenada pelo ilustre jurista Hugo de Brito Machado e pelo professor emérito Ives Gandra da Silva Martins.

    A Revista, com periodicidade bimestral, reúne matérias destacadas sobre os principais temas fiscais, nacionais e estrangeiros. São doutrinas, pareceres e seções especiais trazendo conteúdos que instrumentalizam o estudo e a prática diária, além de tendências e controvérsias em julgados selecionados. Trata-se de uma parceria da Editora Magister e Instituto Internacional de Ciências Sociais IICS.

    A edição de nº 42 da Revista, do bimestre março/abril, pública a matéria intitulada O princípio da Proporcionalidade no Exercício do Poder Sancionatório dos TCs. De acordo com Chadid, o artigo aborda a atuação dos Tribunais de Contas no controle da gestão das verbas públicas e na intervenção da aplicação das políticas públicas, compreendido em suas três etapas integrantes: formulação, implementação e controle.

    A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos acerca do tema e do estudo dos diplomas legais que regem e norteiam a atuação do controle externo. Tem como objetivo demonstrar que o controle exercido pelos Tribunais de Contas deve ser um instrumento de efetivação das políticas públicas, a partir da contextualização do controle com os novos paradigmas apontados pela doutrina contemporânea e em conformidade com os ditames constitucionais.

    Nessa perspectiva, almeja-se superar a ideia do controle formal limitado apenas aos aspectos inerentes à legalidade, e buscando na Constituição Federal valores que propiciem uma atuação voltada para uma análise qualitativa das políticas públicas, em especial à luz do princípio da eficiência.

    Já a edição de nº 41 da Revista traz o artigo intitulado Os Tribunais de Contas e a Eficiência das Políticas Públicas. O estudo em questão aborda a aplicação do princípio jurídico constitucional da proporcionalidade no exercício do poder sancionatório dos Tribunais, de Contas. De acordo com Chadid, o trabalho foi realizado através de levantamentos bibliográficos acerca do tema e do estudo dos diplomas legais que regem e norteiam a atuação do controle externo.

    Segundo o autor o objetivo está focado nos parâmetros para fixação do quantum da multa a ser aplicada diante da constatação de irregularidades e ilegalidades na atuação do gestor público. De acordo com ele almeja-se, com isto, o estabelecimento de critérios objetivos e seguros, pautados na legalidade que mitiga o poder discricionário do julgador quando da imposição da medida repressiva.

    • Sobre o autorTribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul
    • Publicações2721
    • Seguidores247
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselheiro-ronaldo-chadid-publica-artigos-na-revista-brasileira-de-direito-tributario-e-financas-publicas/134376886

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)