Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho da JF fará certificação digital de servidores

    Publicado por OAB - Rio de Janeiro
    há 13 anos

    O avanço da tecnologia nos últimos anos trouxe grandes oportunidades no mundo corporativo e no cotidiano das pessoas. Com as facilidades geradas pela Era Digital, porém, outro assunto preocupante começou a fazer parte da vida de quem acessa a Internet: as fraudes digitais.

    Pensando nisso, o Conselho da Justiça Federal (CJF) resolveu se proteger e fará a Certificação Digital de todos os servidores da casa até o fim de novembro.

    O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovar sua identidade perante terceiros, e vice-versa.

    Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando as suas identidades.

    A medida garante autenticidade e integridade e permite que o usuário tenha a opção de utilizar a assinatura digital, que permite a troca de documentos com autenticação e integridade de conteúdo, evitando fraudes e falsificações.

    Assim, os documentos que trafegam por meios eletrônicos, para possuírem reconhecimento legal, não mais precisam ser convertidos em papel, assinados com reconhecimento de firma dos signatários e enviados via postal, diminuindo os custos, a burocracia e a morosidade.

    A certificação digital é parte necessária para a criação do sistema de gestão de documentos eletrônico SigaDOC, software totalmente desenvolvido pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, que será adotado, em janeiro de 2012, no CJF. Com a inclusão do programa, o CJF garantirá a segurança no uso do sistema, contribuirá com os objetivos estratégicos da unidade, promoverá a agilidade dos trâmites administrativos e aperfeiçoará os processos de trabalho, que compõem as estratégias do Conselho.

    O Siga-DOC é um software criado pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicações da SJRJ e inserido na instituição desde 2007. O software permite a criação, transferência, assinatura e demais atos de tramitação de documentos administrativos de forma exclusivamente eletrônica.

    Testado e aperfeiçoado pela SJRJ ao longo de quatro anos, o Siga-DOC opera com certificação digital, tem recursos para gerar PDFs e trabalha com modelos de documentos e formulários pré-definidos, entre outras funções.

    • Publicações13410
    • Seguidores221
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-da-jf-fara-certificacao-digital-de-servidores/2881561

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)