Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho de Ética define hoje relatores de processos contra deputados

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar vai anunciar hoje, às 11h30, os relatores das representações do Psol contra o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) e o deputado licenciado Marcos Medrado (PDT-BA). Com base em reportagem do jornal O Globo, o Psol acusa os deputados de participar de um esquema de compra e venda de emendas ao Orçamento da União.

    Ontem, o presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), sorteou os nomes de três deputados para cada processo. A instauração dos processos será concluída hoje com o anúncio dos nomes dos relatores, que sairão dessa lista tríplice.

    O relator do processo contra Marcos Medrado poderá ser Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Ricardo Izar (PSD-SP) ou Jorge Corte Real (PTB-PE). Já para relatar o processo contra João Carlos Bacelar poderá ser escolhido o deputado Sibá Machado (PT-AC), Gonzaga Patriota (PSB-PE) ou Evandro Milhomen (PCdoB-AP).

    José Carlos Araújo explica o critério para escolher os relatores dos dois processos: "Todos os sorteados podem ser relatores. A única coisa que pode impossibilitar essa escolha é algum impedimento: o fato de algum dos escolhidos se declarar muito amigo ou inimigo do deputado representado ou afirmar que não gostaria de ser [relator] por isso ou por aquilo. Então, eu vou conversar com os três e, depois, eu escolho um".

    Passos do Processo

    O presidente do Conselho já definiu datas para a análise dos processos. O prazo legal começa a correr nesta quinta-feira, 9 de agosto. Os relatores terão até 31 de agosto para apresentar os relatórios preliminares, nos quais vão dizer se acatam as denúncias ou não.

    A votação dos pareceres preliminares no Conselho de Ética vai acontecer entre os dias 4 e 6 de setembro. Se os relatores considerarem as denúncias contra Marcos Medrado e João Carlos Bacelar admissíveis, e se os pareceres forem aprovados pelos conselheiros, os dois deputados vão ser notificados e terão até o dia 10 de outubro para apresentar as defesas.

    Do dia 10 de outubro até o dia 3 de dezembro, vão ser realizadas reuniões nas quais serão ouvidos os acusados e as testemunhas arroladas em cada caso. A votação final dos pareceres vai ocorrer entre 3 e 18 de dezembro. O Congresso entra em recesso no dia 22 de dezembro.

    Compra e venda de emendas

    De acordo com a reportagem do jornal O Globo, o deputado João Carlos Bacelar seria comprador das emendas de outros parlamentares, e Marcos Medrado seria um dos deputados que teriam vendido as emendas.

    As verbas das emendas parlamentares ao Orçamento geralmente são destinadas para os municípios da base política do deputado. A reportagem aponta que Bacelar comprava as emendas de outros parlamentares e as aplicava em redutos eleitorais de seu interesse, em busca de apoio político.

    Denúncia irresponsável

    Procurado pela Agência Câmara, Bacelar disse que se trata de uma denúncia requentada e irresponsável e que é vítima de perseguição do jornalista Paulo Celso Pereira, antes na revista Veja e, agora, no jornal O Globo. O deputado afirmou ainda que não elaborou sua defesa porque não recebeu a denúncia.

    A reunião será realizada na sala do Conselho de Ética.

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-de-etica-define-hoje-relatores-de-processos-contra-deputados/100023624

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)