Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho Editorial vai organizar comemorações dos 200 anos da Independência

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    O Senado deu, nessa quinta-feira (21), a largada para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, que ocorre em 2022. O Conselho Editorial, composto por intelectuais e servidores da Casa, é responsável pela publicação de obras de valor histórico. Em setembro, o órgão assumiu uma nova incumbência: preparar uma programação que incluirá seminários, edição de livros e produção de material multimídia sobre os antecedentes históricos do 7 de setembro de 1822 e sobre as consequências da Independência para a consolidação do Brasil como Estado e nação.

    O grupo responsável por definir as atividades é coordenado pela professora Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais. Uma das historiadoras mais respeitadas do país, Starling lembra que, ao contrário do que diz o senso comum, a Independência não foi um movimento apenas das elites. Houve participação popular, como demonstra o estudo de rebeliões ocorridas em quase todas as regiões no final do século 18 e início do século 19, e que serão tema dos debates promovidos pelo Senado. Nas palavras da historiadora, é preciso investigar o espólio da Independência.

    — Conhecer a história vai nos ajudar a pensar sobre o que estamos fazendo agora. Tomar a história da Independência como um direito à cidadania vai nos permitir pensar o brasileiro que nós somos e o que podemos ser e vai nos ajudar a pensar, nesse tempo difícil, o futuro do país — explicou a professora.

    O Conselho Editorial é presidido pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele avalia que a data é uma oportunidade fundamental para que a sociedade discuta um projeto de país para os próximos anos. Foi o que ocorreu no primeiro centenário e, mesmo nos 150 anos da Independência, apesar de o Brasil estar amordaçado pela ditadura militar. O senador ressalta o papel fundamental do Senado na criação de um ambiente para o debate, baseado na experiência histórica.

    — Essa geração não pode passar para a história como a primeira que não refletiu sobre a formação do Brasil. Nenhuma instituição está pensando o que representa esses 200 anos e nessa reunião do Conselho [realizada nesta quinta-feira] conseguimos apontar isso — disse o senador.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-editorial-vai-organizar-comemoracoes-dos-200-anos-da-independencia/783671263

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)