Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho Especial declara prejudicado Mandado de Segurança sobre transporte alternativo

    Publicado por InfoJus Brasil
    há 16 anos

    Decisão não autoriza o retorno das vans às ruas da cidade, mas admite que permissionários continuem recorrendo na Justiça.

    O Conselho Especial do TJDFT julgou prejudicada ação em que o Distrito Federal pretendia suspender uma decisão do TCDF que impedia a continuidade da licitação para microônibus do projeto Brasília Integrada. A decisão não autoriza o retorno das vans às ruas da cidade, mas admite que os permissionários continuem recorrendo na Justiça. Segundo a Procuradoria do GDF, a licitação já foi concluída em 15 de fevereiro e os vencedores do processo já apresentaram os novos veículos.

    A conclusão unânime pela perda do objeto tem como base dois fatos que ocorreram depois da impetração do Mandado de Segurança pelo DF e que, segundo os Desembargadores, levam à declaração de prejudicialidade. Um fato foi a liminar do TJDFT que permitiu o prosseguimento da licitação até o final, e admitiu o ingresso do Sintrafe, sindicato que representa os permissionários, como interessado na causa. O outro foi uma nova decisão do TCDF, em caráter definitivo e sobre a mesma matéria.

    O Mandado de Segurança analisado pelo Conselho nesta terça-feira, 10/6, questionou a decisão 5.403/2007, proferida em outubro do ano passado, pelo Tribunal de Contas do DF. Em 28/02/2008, o TCDF se manifestou novamente, por meio da decisão 437/2008. Este novo pronunciamento ainda não foi objeto de apreciação por parte dos Desembargadores.

    A decisão tomada pelo Conselho Especial não discute o mérito a respeito do direito dos permissionários do transporte público alternativo. De acordo com os Desembargadores, a discussão jurídica relativa à legalidade ou ilegalidade da licitação, ou sobre o direito de os proprietários de vans continuarem explorando a atividade deve ser tratada em outro processo.

    Uma orientação do Superior Tribunal de Justiça, citada durante o julgamento, afirma que não há mais o que se discutir em processos nos quais se questionam licitações, quando estas são encerradas com a assinatura do contrato. "A conclusão da licitação e a entrega do objeto leva à extinção do processo por falta de interesse processual, em face do fato consumado", diz o STJ.

    Nº do processo:20070020152631

    • Sobre o autoro portal dos Oficiais de Justiça
    • Publicações801
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-especial-declara-prejudicado-mandado-de-seguranca-sobre-transporte-alternativo/22112

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)