Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho Penitenciário tem novo presidente

    O advogado Rodrigo Puggina tomou posse, nesta segunda-feira (24/10), como presidente do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul . Entre as metas de sua gestão, com duração de quatro anos, estão o aprimoramento dos recursos de gestão e a busca de novos parceiros, como universidades e grupos organizados da sociedade civil.

    Na cerimônia, o titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP) , Airton Michels, destacou momentos da carreira do novo presidente, como a defesa do direito de voto dos presos provisórios. “O Conselho precisa de um presidente com o perfil questionador como o de Puggina, que provoque e contribua para uma boa administração do sistema prisional”, afirmou o secretário.

    Pós-graduado em Direito Eleitoral, Puggina foi assessor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público Estadual; assessor jurídico da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre; coordenador de projetos pelo Instituto de Acesso à Justiça; e membro da comissão formada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantar o voto dos presos provisórios e dos adolescentes em conflito com a lei. Também foi vice-coordenador da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da OAB/RS e professor da Escola Superior de Magistratura (ESM) e coordenador do Movimento Nacional pela Consciência Prisional.

    O presidente da AJURIS, João Ricardo dos Santos Costa, também acompanhou a cerimônia de posse. Além dele, estiveram presentes o desembargador Francesco Conti e o juiz Mauro Borba, ambos diretores do Departamento de Promoção da Cidadania e de Direitos Humanos da Associação.

    Rodrigo Puggina (d) ficará no cargo por um período de quatro anos

    Conselho Penitenciário

    Ligado ao gabinete do secretário da SSP, o Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul é composto pelo presidente e por nove conselheiros titulares e cinco suplentes. O órgão é responsável pela emissão de parecer sobre o 'livramento condicional', indulto e comutação de pena; por inspecionar os estabelecimentos e serviços penais; e também pelo acompanhamento psicossocial do liberado condicional.

    * com informações da SSP

    Maurício Macedo (foto: Ivana Ritter)

    Imprensa/AJURIS

    (51)

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações660
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-penitenciario-tem-novo-presidente/2897593

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)