Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho Regional de Fisioterapia não tem amparo legal para fiscalizar clínicas e profissionais de Quiropraxia

    O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região Pernambuco (Crefito-1) não tem amparo legal para fiscalizar clínicas e profissionais que praticam a quiropraxia, atividade que ainda não foi regulamentada no Brasil. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Tribunal Regional da 5ª Região – TRF5 negou provimento, em decisão unânime, ao agravo de instrumento ajuizado pelo Conselho, mantendo a decisão proferida pela 9ª Vara Federal de Pernambuco, em mandado de segurança impetrado por uma clínica de quiropraxia. O relator do processo foi o desembargador federal Manoel Erhardt. O julgamento aconteceu no dia 18 de fevereiro e ainda cabe recurso contra a decisão colegiada.

    Nos argumentos apresentados no agravo de instrumento, o Crefito-1 defendeu que a quiropraxia é mera especialização do curso de fisioterapia. Por isso, as empresas que trabalham com a referida técnica devem ser submetidas à fiscalização do Conselho de Fisioterapia.

    Em seu voto, o relator rebateu a tese do Conselho. “A atividade do quiropraxista - profissional que trata de disfunções articulares capazes de interferir nos sistemas nervoso e musculoesquelético do corpo humano - ainda não foi regulamentada. Desta feita, como bem observou o Juiz de piso, atualmente não há embasamento legal para se tratar a quiropraxia como especialidade da fisioterapia, submetendo os quiropraxistas ao registro nos conselhos de fisioterapia”, escreveu o desembargador federal Manoel Erhardt.

    Participaram do julgamento na Quarta Turma o desembargadores federais Edilson Nobre e Carlos Vinícius Calheiros, este último convocado em substituição ao desembargador federal Rubens Canuto, que está licenciado para exercer o cargo de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Processo: 0813234-73.2019.4.05.0000

    • Publicações5789
    • Seguidores906
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-regional-de-fisioterapia-nao-tem-amparo-legal-para-fiscalizar-clinicas-e-profissionais-de-quiropraxia/829347504

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional Federal da 5ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional Federal da 5ª Região TRF-5 - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-73.2019.4.05.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)