Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Consórcio é condenado a devolver valor pago para aquisição de imóvel

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    Por decisão do juiz do 3º Juizado Especial Cível de Brasília, a empresa Multimarcas Administradora de Consórcio Ltda terá de devolver R$ 2.391,00, no prazo de 15 dias, a uma cliente que pagou as parcelas do consórcio para aquisição de imóvel, mas desistiu do plano por mirar outros projetos pessoais. A sentença é de 1º grau, e cabe recurso.

    A autora celebrou um contrato de consórcio de bem imóvel com a parte ré, mas solicitou a desistência do negócio, posteriormente deferida, alegando desinteresse na sua continuidade. O contrato entabulado previa expressamente a possibilidade de o consorciado não contemplado desistir de participar do grupo, condicionando-se a devolução dos valores ao final do grupo.

    Para o juiz do caso, tal medida mostra-se extremamente abusiva. "É evidentemente abusivo restringir o direito à restituição ao encerramento do grupo de consórcio, haja vista que essa disposição estabelece"obrigações consideradas iníquas, abusivas, que colocam o consumidor em desvantagem exagerada, ou são incompatíveis com a boa-fé ou equidade", assegurou.

    Ainda segundo o julgador, restringir a devolução dos valores somente ao seu encerramento não encontra qualquer amparo jurídico." Nem mesmo há que se invocar a função social do contrato nem o princípio da justiça social que rege a atividade econômica, já que a devolução em nada prejudicará o grupo de consorciados "diz.

    Ao fim, diz o juiz que o Fórum Nacional dos Juizados Especiais Cíveis editou o Enunciado nº 109, que diz ser"abusiva a cláusula que prevê a devolução das parcelas pagas à administradora de consórcio somente após o encerramento do grupo". Segundo o enunciado, a devolução deverá ser imediata, os valores atualizados desde os respectivos desembolsos e os juros de mora computados desde a citação.

    Nº do processo: 2008.01.1.127926-9

    Autor: (LC)

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações180
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consorcio-e-condenado-a-devolver-valor-pago-para-aquisicao-de-imovel/1608419

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)