Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Constituição alemã de Weimar inovou ao estabelecer direitos sociais

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 5 anos

    A Constituição alemã de Weimar completa 100 anos em 11 de agosto. A norma foi pioneira na garantia de direitos fundamentais e sociais, além de atribuir ao Estado o papel de proteger os cidadãos.

    No entanto, a Carta não tornou tais direitos exigíveis em juízo. Dessa forma, muitas de suas garantias foram desrespeitadas – especialmente após Adolf Hitler editar a Lei Habilitante em 1933. A norma permitiu que o governo da Alemanha suprimisse direitos, possibilitando a criação da ditadura nazista.

    Tempos agitados
    No fim de 1918, após quatro anos de combate na Primeira Guerra Mundial, a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria, Itália e outros) estava em vias de ser definitivamente derrotada pela Tríplice Entente (França, Reino Unido, Rússia, EUA, entre outros).

    Indignados com a guerra e crise econômica dela decorrente e inspirados pela Revolução Russa, social-democratas e comunistas promoveram levantes contra o Império Alemão, chegando a controlar algumas regiões.

    Informado de que os militares não lutariam por sua manutenção no poder, o imperador Guilherme II abdicou do trono em 9 de novembro, e foi proclamada a república – tanto por social-democratas quanto por comunistas. Dois dias depois, a Alemanha assinou um armistício com a Tríplice Entente. A paz seria definitivamente formalizada com o Tratado de Versalhes, firmado em junho de 1919 e ratificado pela Liga das Nações sete meses depois.

    Com a renúncia do príncipe Max Von Baden, o presidente do Partido Social-Democrata (SPD), Friedrich Ebert, virou chanceler. Ele instalou um governo provisório, com membros do SPD e do Partido Social-Democrata Independente (USPD). Não havia consenso de o Estado alemão deveria ser socialista ou uma democracia parlamentarista. Em dezembro, foi decidido que a Alemanha seria social-democrata. Isso levou o USPD a deixar o governo. A Liga Spartacus, liderada por Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, abandonou o USPD e formou o Partido Comunista da Alemanha (KPD).

    As eleições para a Assembleia Nacional Constituinte estavam marcadas para de 19 de janeiro de 1919. Antes disso, porém, o KPD promoveu grandes manifestações em Berlim contra o governo de Ebert. Acusando os manifestantes de plan...


    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11010
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/constituicao-alema-de-weimar-inovou-ao-estabelecer-direitos-sociais/740506167

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo II. Dos Direitos Sociais

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    46. Efetivação dos Direitos Fundamentais Sociais Pela Jurisdição Constitucional e as Contribuições do Constitucionalismo Transformador

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    42. Direitos Sociais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)