Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Consumidor pode propor ação por cobrança de impostos não devidos em casos de energia elétrica não utilizada

    há 8 anos

    Entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aponta a legitimidade do consumidor para pleitear repetição de indébito (impostos não devidos que foram pagos) na hipótese de cobrança de ICMS sobre demanda de energia elétrica contratada e não utilizada. Em relação ao fornecimento de energia elétrica, diversos consumidores questionam, principalmente, os valores pagos a título de “Encargo de Capacidade Emergencial”, instituído pela Lei 10.438/02.

    “O consumidor consegue o reconhecimento, no Superior Tribunal de Justiça, de sua legitimidade ativa para pleitear, perante a Fazenda Pública, o direito a ressarcimento de tributos incididos indevidamente sobre sua fatura de energia elétrica”, destaca o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Ewerton Kleber.

    Além de reconhecer o direito do consumidor e da possibilidade de pleitear a repetição de indébito, o usuário pode questionar qualquer outro tipo de ação contra o Poder Público de cunho declaratório, constitutivo, condenatório ou mandamental, objetivando tutela preventiva ou repressiva, que vise a afastar a incidência ou repetir tributo que entenda indevido. O reconhecimento do direito é apenas quanto à possibilidade de questionar a cobrança de impostos. O entendimento do STJ não implica direito automático ao ressarcimento, apenas firma a capacidade de ingressar com a ação.

    • Publicações2322
    • Seguidores108
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações172
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-pode-propor-acao-por-cobranca-de-impostos-nao-devidos-em-casos-de-energia-eletrica-nao-utilizada/325849351

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)