Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Contrato bancário extinto pode ser revisto pela Justiça

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada de Minas Gerais decidiu ser possível a revisão de contrato bancário já extinto, diante das alegações dos ex-correntistas de que os lançamentos efetuados em sua conta-corrente ocorreram à sua revelia, sem o seu conhecimento e autorização, em decorrência, portanto, de ato unilateral do banco, que mantinha a conta bancária à sua inteira disposição e controle.

    A decisão foi proferida no julgamento da Apelação Cível n.º 378.502-8, e deu provimento ao recurso interposto por Reginaldo José Rodrigues e Anamaria Moya Rodrigues contra a sentença proferida pelo juiz da 9ª Vara Cível de Uberlândia, em ação de ressarcimento de valores cumulada com pedido de indenização ajuizada por eles contra o Banco Bandeirantes S/A. Em primeira instância, o processo fora extinto.

    Reginaldo e Anamaria Rodrigues foram clientes do Banco Bandeirantes por longo tempo, mantendo extensa e volumosa movimentação de conta-corrente, extinta em fins de 1995. Entretanto, mais de quatro anos depois, despertados pelas notícias veiculadas pela imprensa a respeito de irregularidades cometidas pelo Banco Bandeirantes contra outros correntistas, identificaram idênticos procedimentos em suas contas. Durante a vigência do contrato, a instituição bancária havia efetuado diversos lançamentos a débito na conta-corrente, sob várias rubricas, tais como "débito automático", "outros débitos", "débitos autorizados" e "juros", todos sem a determinação de origem e com indícios de descontos indevidos.

    Como havia a cobertura do "cheque especial", referidos descontos alcançavam os limites garantidos, gerando juros sobre juros. O juiz Eduardo Brum, relator do recurso, destacou "que não podem ser afastados da apreciação judicial eventuais ilícitos existentes no contrato, mesmo quitado. Assim, é possível a revisão de contratos já extintos, se o devedor provar que pagou o indevido por erro."

    O relator salientou também que o Código de Defesa do Consumidor é claro ao incluir os serviços de natureza financeira, bancária e de crédito entre os serviços de consumo, razão porque as chamadas cláusulas abusivas podem ser objeto de revisão pelo Judiciário.

    A turma julgadora foi composta pelos juízes Eduardo Brum, Moreira Diniz e Nepomuceno Silva.

    • Publicações8583
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-bancario-extinto-pode-ser-revisto-pela-justica/134116

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)