Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Convênio amplia vagas de reeducandos

    há 15 anos

    Por iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Ouro Preto, o Estado de Minas Gerais, representado pela Secretaria de Defesa Social, celebrou convênio com o Programa Liberdade e Assistência ao Encarcerado de Ouro Preto (Prolae). De acordo com a juíza Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva, a assinatura do convênio garante a ampliação dos serviços de ressocialização dos reeducandos de regime semiaberto de Ouro Preto para até 40 sentenciados do presídio de Ouro Preto. O valor do convênio é R$ 211.105,33.

    O Prolae foi criado em 2001 e atende aos presos beneficiados com o regime semiaberto. “O convenio com o Estado vem reconhecer a seriedade do trabalho desenvolvido e agora disponibiliza a estrutura necessária, o que vem a ser um grande passo para o desenvolvimento de nosso trabalho. Buscamos o retorno de sentenciados à sociedade, de forma equilibrada e responsável”, afirma a presidente do Prolae, Shirley Xavier.

    Com os recursos, serão contratados três plantonistas noturnos e dois diurnos, um estagiário do curso de Direito, uma cozinheira e uma gerente para administrar as atividades rotineiras. A alimentação será preparada no próprio Programa, também com recursos do convênio. A sede do Prolae conta com um prédio-escola, que tem três salas, um auditório (em acabamento), um alojamento, uma cantina e uma sala de costura e artesanato. O Programa tem ainda área de recepção e espaços para o plantio de milho e feijão, pomar (em implantação), plantação de hortaliças, jardins e estufas para a implementação do processo de produção hidropônico. Além disso, segundo Shirley Xavier, foi adquirida recentemente uma fábrica de vassouras.

    A sede do Prolae ocupa uma área de cerca de 5 hectares, sendo que não há muros nem vigilância armada. Entretanto, a disciplina é rígida no cumprimento das normas. Os presos visitam a família quinzenalmente e são beneficiados com a remição dos dias trabalhados. Participam de atividades pedagógicas, educacionais, culturais, esportivas e religiosas. O Programa conta ainda com assistência jurídica, mantida com recursos do município de Ouro Preto. Como destaca a juíza Lúcia de Fátima Magalhães, por causa desse trabalho, a reincidência em novas práticas criminosas entre os reeducandos que passaram pelo Prolae é mínima, em torno de 12%.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-6568

    ascom@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1722
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações478
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/convenio-amplia-vagas-de-reeducandos/1882166

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)