Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Convênio pretende desenvolver ostreicultura no Nordeste

Proposta é garantir a execução de um estudo para impulsionar o cultivo de ostras em quatro estados nordestinos

há 10 anos

Aracaju - Um convênio de cooperação técnica e financeira assinado nessa terça-feira (17) entre o Sebrae, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), irá garantir a execução de um estudo para desenvolver a cadeia da ostreicultura (cultivo de ostras) em quatro estados nordestinos.

A proposta das instituições é promover a avaliação dos estoques naturais de ostras em Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, além da identificação de espécies para fins de melhoramento genético, contribuindo assim para a geração de conhecimento, aumento de competitividade no setor e a redução de potenciais impactos ambientais da cadeia da região.

Os estudos e pesquisas serão desenvolvidos no Povoado Pontal, localizado no município de Indiaroba. O convênio terá a duração de 18 meses e prevê um investimento de R$ 410 mil para a execução das atividades. Queremos identificar as espécies mais resistentes e com maior competitividade. A partir daí, serão feitos testes em três sistemas de cultivo buscando identificar qual modelo é mais viável. Esses testes serão desenvolvidos também nos demais estados, permitindo assim descobrir as particularidades de cada região, explica o professor do Departamento de Biologia da UFS e coordenador do projeto, Edílson Divino de Araújo.

As atividades desenvolvidas em Sergipe fazem parte de um projeto estruturante desenvolvido pelo Sebrae na região Nordeste para fortalecer a cadeia da ostreicultura. Em Alagoas, pesquisadores estão se dedicando à identificação de possíveis doenças que podem atingir as espécies e aos estudos de rastreabilidade do material. Já no Rio Grande do Norte, será realizada a reprodução das sementes de ostras apontadas pelos estudos como as mais viáveis para a comercialização.

O objetivo final desse projeto é oferecer aos produtores e potenciais investidores informações sobre as espécies e sistemas de cultivo mais adequados para cada região, que tipo de doença as espécies podem contrair, quais legislações regem a atividade, além de identificar possíveis mercados para esses produtos. Com isso, iremos fortalecer toda a cadeia, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos produtores e a criação de novos negócios, ressalta o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos.

Serviço:

Sebrae em Sergipe (79) 2106.7758

www.se.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores230
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações67
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/convenio-pretende-desenvolver-ostreicultura-no-nordeste/112255640

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)